Prefeitura alega que atraso na obra foi decorrente da falta de acordo entre os próprios moradores sobre o trecho que deveria receber os encanamentos - Reprodução/FN

Uma faixa de protesto foi colocada sobre a estrada da Várzea do Rio Branco, em São Sebastião do Caí, cobrando da Prefeitura a obra de asfaltamento.

Conforme moradores, faz cerca de três anos que ocorreu um primeira reunião com os representantes da Prefeitura. “Após várias reuniões, foi combinado que os moradores comprariam todos os canos para a rede de esgoto, que daria em média 760 canos de 60. Foi falado que a Prefeitura tinha uma reserva de dinheiro para fazer o asfalto, mas teríamos que comprar os canos primeiro. Depois de várias reuniões entre moradores, compramos os canos. Teve moradores que tiveram que pegar um empréstimo para compra, pois são canos muito caros”, diz um morador. Entretanto, ele diz que a Prefeitura não se manifestou por dois anos. “As pessoas ficaram com seus pátios cheios de canos”, completa. Ele cita que no início deste ano começaram a ser colocados os canos, mas o serviço ainda não foi concluído. Reclama ainda que, além de não ter previsão para a execução do asfaltamento, a estrada tem ficado em condições precárias.

Posição da Prefeitura

Prefeitura informou que obras de drenagem estão sendo concluídas, mas não tem previsão para o asfaltamento
– Crédito: Prefeitura

A Prefeitura do Caí emitiu uma manifestação sobre o protesto: “A Administração Municipal teve reunião em 2018 com os moradores da Estrada Várzea do Rio Branco sobre a situação da via. Na ocasião ficou definido que o Município e os moradores fariam uma parceria para primeiro fazer a drenagem pluvial e depois se partiria para a pavimentação. A intenção sempre foi asfaltar e o projeto para isso, abrangendo 500 metros lineares de asfalto, está pronto desde novembro daquele ano. Ocorre que, devido a falta de acordo entre os próprios moradores sobre o trecho que deveria receber os encanamentos, a obra demorou bem mais que o previsto para ser iniciada e está sendo feito neste momento, devendo estar concluída nos próximos dias. Na época  da reunião, em 2018, a prefeitura pretendia fazer o asfaltamento com recursos próprios do caixa livre do Município. Porém, com a demora na definição do trecho a ser beneficiado, outras prioridades surgiram para a prefeitura, entre elas quatro enchentes desde novembro do ano passado até o momento e, mais recentemente, a pandemia do novo coronavírus, que canalizou os recursos existentes para a Saúde. A prefeitura ainda pretende fazer o asfaltamento, mas no momento não pode dar prazo para isso ocorrer.”

Ainda conforme a Prefeitura, a drenagem na Estrada da Várzea Rio Branco está sendo finalizada hoje. E semana que vem toda a via será recuperada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here