Rio subiu bastante e faltou pouco para atingir a cota de inundação no Caí e Montenegro, mas felizmente não terá enchente e já está baixando - Crédito: Prefeitura do Caí

A boa notícia é que ainda durante a noite de ontem, terça-feira, dia 3, o nível do rio Caí, em São Sebastião do Caí, se estabilizou e já começou a baixar lentamente. Felizmente não chegou a ocorrer enchente. E como o volume de chuva deve diminuir nesta quarta-feira, com previsão de melhora no tempo a partir de amanhã, não existe mais o risco de enchente.

Rio baixando no Caí – Crédito: CPRM

No Caí o rio chegou a subir mais de 7 metros desde domingo, pela régua do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (CPRM), situada na antiga barca do Caí. Chegou a 9m78cm na noite de ontem, às 21h, mas depois parou de subir e lentamente começou a baixar. No início da manhã de hoje, quarta-feira, às 6h a régua da CPRM marcava 9m21cm, já tendo baixado mais de meio metro. Já pela régua utilizada pela Defesa Civil do Caí, o rio chegou a 9m92cm às 19h de ontem, quando estabilizou e começou a baixar, sendo que hoje às 6h estava em 9m36cm. A cota de inundação, nas duas réguas, é a partir dos 10m50cm.

Em Montenegro, que fica na parte baixa do rio, chegou a subir mais de 4 metros desde o último domingo. Na madrugada de hoje estabilizou às 4h30 e desde então não subiu mais, permanecendo no mesmo nível às 6h30 desta manhã, devendo em seguida começar a baixar. Em Montenegro a conta de inundação é a partir dos 6 metros.

Tanto no Caí, como em Montenegro, a situação ainda é de alerta por parte da Defesa Civil, mas está mais tranqüilo, o que é um alívio para moradores das zonas ribeirinhas. Outra boa notícia é que na região da Serra o rio já baixou bastante. Pela régua da CPRM situada em Nova Palmira, chegou a subir quase 3 metros em Caxias do Sul, mas ainda na madrugada de ontem começou a baixar e já saiu da cota de alerta, estando agora na de atenção.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here