No Caí o rio atingiu 10m47cm no final da tarde de hoje e depois começou a baixar - Crédito: CPRM

O nível do rio, em São Sebastião do Caí, chegou ao limite para iniciar a cota de inundação. Na tarde desta quinta-feira, dia 23, às 16h45min, a régua da CPRM na antiga barca do Caí marcou 10m47cm. E desde então estabilizou e não subiu mais. Agora está oscilando, chegando a baixar para 10m43, depois voltando a subir para 10m46 e às 20h marcava 10m43. Como a cota de inundação no Caí é a partir dos 10m50cm, não foi necessária a remoção de famílias. Mesmo assim a água chegou a invadir ruas e áreas mais baixas, da zona ribeirinha do rio. E foi a vez que o rio mais subiu nos últimos tempos, elevando em mais de 6 metros desde terça-feira e deixando a Defesa Civil em alerta.

Em Montenegro ainda está subindo, mas deve estabilizar em breve
– Crédito: CPRM

Em Montenegro o rio Caí segue subindo. No início da noite de hoje, às 19h30, estava em 5m90, faltando apenas 10 centímetros para atingir a cota de inundação. Chegou a subir já mais de 3,5 metros, mas a expectativa também é de que logo se estabilize e não ocorra enchente que tenha a necessidade de retirada de famílias.

O volume de chuva foi grande, principalmente na região da Serra. Mas já estão baixando em cidades como Caxias do Sul, onde a régua da CPRM em Nova Palmira aponta que já baixou mais de 1 metro, após ter subido mais de 3 metros. Arroios, como o Forromeco e Cadeia, que são importantes afluentes do rio Caí, também estão baixando.

Ainda existe previsão de mais instabilidade, mas a chuva deverá ser num volume fraco a moderado, o que não deve gerar impacto sobre a cheia do rio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here