Até a tarde de ontem, terça-feira, dia 7, a situação era tranqüila. Mesmo com o grande volume de chuva que cai desde domingo, o rio vinha subindo lentamente. Chegou até a estabilizar e depois baixou mais de um metro até o final da manhã de ontem. “Subia uns 10 centímetros por hora até 18h, mas depois enlouqueceu. Chegou a subir até 80 centímetros por hora”, diz o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedrinho Griebler, que tem grande experiência na questão das cheias.

Na região da Serra o rio subiu rapidamente e seu nível teve uma grande elevação. A régua da CPRM em Nova Palmira apontou que o rio subiu mais de 6 metros desde ontem de tarde. Bem mais do que na semana passada. Pedrinho também monitorou o rio na Feliz, onde subiu assustadoramente. Também os arroios, que são afluentes do rio Caí, como o Forromeco, subiram muito em cidades como São Vendelino e Bom Princípio.

Com a projeção de que possa chegar a 13m50cm ou até mais, a Defesa Civil do Caí agiu rapidamente. Ainda na noite de ontem, por volta de 23h, iniciaram as remoções de famílias no Caí, principalmente do bairro Navegantes, repetindo o que já tinha ocorrido na semana passada. Desta vez quem não tinha para onde ir foi levado para o ginásio de esportes do bairro Rio Branco, que é mais amplo e permite um maior distanciamento entre as famílias devido às medidas de prevenção decorrentes da pandemia.

A subida do rio foi rápida e surpreendente durante a noite e madrugada. Subiu mais de 5 metros no Caí desde a tarde de terça-feira e às 6 da manhã desta quarta-feira marcava 11m57cm pela régua da CPRM. “Na Feliz estava 9m55cm às 6 da manhã de hoje e subindo sem parar. Enquanto não parar na Feliz vai continuar subindo no Caí por no mínimo 12 horas. Até 18 horas vai continuar subindo no Caí”, projeta. Mas só na tarde de hoje poderá se ter uma idéia até quanto o rio pode subir no Caí.

Em Montenegro o rio já se aproxima da cota de inundação
– Crédito: Defesa Civil

Em Montenegro a situação ainda é tranqüila, mas o rio vem subindo cerca de 10 centímetros por hora e às 6h30 da manhã de hoje estava em 5m70, já perto da cota de inundação dos 6 metros. Na semana passada não teve enchente em Montenegro, mas pelo que se projeta no Caí, desta vez não vai escapar da inundação, devendo atingir bairros como Industrial, Ferroviário, Municipal e Olaria, entre outros. A Defesa Civil de Montenegro está de prontidão, caso seja necessária a remoção de famílias.

A boa notícia é que na Serra o rio já estabilizou e começou a baixar lentamente. Na régua de Nova Palmira da CPRM em Caxias do Sul chegou a 7m80 às 4h da madrugada de hoje e depois parou de subir, já tendo baixado um pouco e às 6h45 da manhã de hoje marcava 7m56. Além disso, o volume de chuva hoje deve ser menor, não passando dos 12 milímetros pela previsão do Climatempo. E não deve chover amanhã e sexta-feira, mas a nebulosidade deve retornar no fim de semana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here