Andaimes foram colocados em pilares onde serão realizados os reparos Crédito: Fábio Fuchs Klein/FN

O Daer iniciou ainda no mês de fevereiro os trabalhos de manutenção e conservação nas três pontes estreitas do Matiel, situadas na ERS-124 – divisa entre São Sebastião do Caí, Harmonia e Pareci Novo. Segundo o Daer, por meio de vistorias rotineiras e reuniões com representantes dos municípios, foram verificados problemas pontuais, mas que não interferem na resistência e nem na capacidade das pontes. Andaimes foram colocados junto aos pilares, chamando a atenção de quem faz a travessia.

Mesmo com placas alertando sobre o limite de 24 toneladas, muitos caminhões pesados passam pelas pontes estreitas
– Crédito: Fábio Fuchs Klein

No momento, estão sendo realizados serviços para sanar os problemas, a fim de prevenir danos maiores e garantir a vida útil das três estruturas. Conforme o Daer, é importante destacar que as pontes são dimensionadas para veículos com até 24 toneladas de peso bruto total, conforme indica a sinalização existente. Durante as obras, os motoristas e pedestres devem trafegar com atenção no trecho, que conta com trabalhadores no local e poderá ser interrompido esporadicamente para a movimentação de equipamentos.

De acordo com o Daer, neste mês de março serão necessárias interrupções mais prolongadas no trânsito de veículos, que serão realizadas nos horários de menor movimento e comunicadas antecipadamente à população.

 

 

Andaimes foram montados junto aos pilares da ponte sobre o rio Caí
Crédito: Alexandre Propício Flores/Reprodução

Os trabalhos estão sendo executados pela equipe da Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA) do Daer em conjunto com a 1ª Superintendência Regional do Departamento, de Esteio.

Na manhã desta quarta-feira, dia 3, o prefeito do Caí, Júlio Campani, deve receber engenheiros do Daer para falar sobre as obras nas pontes. Além do que será feito e o cronograma dos trabalhos, o prefeito vai pedir o mínimo de transtornos ao trânsito. Também vai solicitar roçadas das margens da pista, para melhorar a visibilidade. Recentemente, após pedido do prefeito, o Daer tapou buracos nas pontes. Outro problema é o trânsito de caminhões pesados, que danificam as ruas do Caí. A Prefeitura estuda a colocação de lombofaixas (elevadas). Segundo Campani, seria uma forma de inibir a entrada de caminhões pesados nas vias urbanas da cidade, principalmente em ruas como Tiradentes e João Pereira.

Trânsito é intenso, inclusive de caminhões
– Crédito: Fábio Fuchs Klein/FN

As pontes estreitas do Matiel foram construídas faz cerca de 60 anos, da época do governo de Leonel Brizola. Mesmo com vários estudos e reuniões na busca pela construção de uma nova ponte sobre o rio Caí, desviando o trânsito do centro do Caí, ainda não existe sequer um projeto para se tentar buscar recursos junto ao Governo Federal. Na Consulta Popular do ano passado, onde foi a segunda demanda mais votada, foram destinados R$ 342 mil para a elaboração de um anteprojeto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here