/Divulgação/FN
O prédio original da fábrica Oderich foi construído em 1908 e continua sendo utilizado até hoje. Era muito grande para a época, mas depois disto a fábrica situada no centro da cidade foi muito ampliada. Além disto, a Oderich comprou na cidade a fábrica em que funcionou uma filial da Azaléia e outras fábricas em Pelotas, Eldorado do Sul e no estado de Goiás.
O casarão situado na rua Marechal Deodoro, a uma quadra da fábrica, foi construído dez anos antes, em 1898 pelo empresário Adolfo Oderich, nascido na Alemanha, de uma importante família da cidade de Wittenburg. Ele estudou técnicas comerciais e, para adquirir experiência, veio trabalhar numa empresa de Porto Alegre, no ano de 1879, quando tinha 22 anos. Como caixeiro viajante, ele conheceu aqui a jovem Henriette Ritter, filha do importante comerciante e industrial de Linha Nova. Adolfo Oderich enriqueceu no Caí com o comércio e a fabricação de banha, que vendia no Brasil e no exterior.
Em 1908 Adolfo Oderich mandou seu filho Carlos Henrique estudar técnicas de conservação de alimentos na Alemanha. E ele retornou no ano seguinte trazendo consigo o conhecimento da mais moderna tecnologia existente na época. Foi fundada, no mesmo ano, a fábrica C H Oderich & Cia, que vem a ser a origem da atual Conservas Oderich SA. A empresa prosperou rapidamente, graças à aceitação dos seus produtos no mercado internacional. O casarão situado na mesma rua Marechal Floriano, a duas quadras da fábrica, foi construído por Carlos Henrique Oderich no ano de 1922.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena ver esses casarões se deteriorando. A família Oderich poderia transformar em espaços culturais e manter aberto aos munícipes, assim como acontece em países civilizados e com empresários civilizados. Um presente para uma comunidade que deu grande retorno ao capital que aqui investiram.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here