O médico Bernardo Turkenitch faleceu ontem, segunda-feira, 31 de dezembro. O velório está sendo realizado no Cemitério Israelita de Porto Alegre. Os atos fúnebres acontecem nesta terça-feira, dia 1º de janeiro.

Natural de Porto Alegre, cidade onde ainda morava, o doutor Bernardo Turkenitch tem uma ligação muito forte com São Sebastião do Caí, onde é muito admirado e estimado pelos caienses. Um pouco de sua história no Caí pode ser conferida no Blog Histórias do Vale do Caí, de autoria do jornalista Renato Klein, diretor do Fato Novo. A postagem no blog é de 30 de julho de 2014.

Doutor Bernardo Turkenitch

Nesse velho prédio, o doutor Bernardo Turkenitch tinha seu consultório e,
no porão, funcionou a oficina de bicicletas Bike Mario’s
– Crédito: Blog Histórias do Vale do Caí

Na esquina das ruas Coronel Paulino Teixeira com Marechal Floriano Peixoto havia uma casa, na qual funcionou, por muito tempo, o consultório do doutor Bernardo Turkenitch. O prédio foi demolido e outro prédio construído no local. Funciona ali, depois, uma igreja evangélica. É notável, nesse prédio, a altura em que foi construído na época. Aparentemente por temor dele ser alcançado por uma enchente. Embora que nunca uma cheia do rio Caí tenha jamais alcançado tal nível. Outro motivo para o prédio ser construído com tal altura pode ter sido a intenção de utilizar o porão. Nele funcionou, por muito tempo, a oficina de bicicletas Bike Mario’s.

Portoalegrense, nascido em 1º de março de 1934, o Doutor Bernardo era casado com Clarita Hilda e pai de Rejane. Começou a exercer a profissão em 1960. A partir de 1961 passou a ser médico perito dos institutos de previdência IAPI, IAPTEC e IAPC no Caí e chefe do Posto de Saúde (órgão do governo estadual que funcionava no prédio que depois passou a sediar a Secretaria Municipal da Agricultura). Cargo que desempenhou por mais de vinte anos e foi, também, médico da empresa Indústria e Comércio Oderich. Fez parte, ainda, do corpo clínico do Hospital Sagrada Família. Participativo na sociedade caiense, o doutor Bernardo foi um dos fundadores da Unimed, juntamente com seu grande amigo, o ex-prefeito doutor Bruno Cassel. (Fonte: Blog Histórias do Vale do Caí)

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here