Presidente da Ong Brasil Sem Grades e fundador da empresa Max Ferramentas, o empresário caiense foi homenageado pelos relevantes serviços prestados a sociedade gaúcha - Crédito: Gabinete do deputado Thiago Duarte

O empresário caiense Luiz Fernando Oderich recebeu ontem, terça-feira, dia 14 de junho, a medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A solenidade de entrega aconteceu de forma híbrida, no salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa, com presença de público e também transmissão pela internet.

A indicação da homenagem a Luiz Fernando Oderich foi do deputado Thiago Duarte, como forma de reconhecimento ao presidente da Ong Brasil Sem Grades e fundador da empresa Max Ferramentas. O empresário caiense tem uma história empreendedora e de relevantes serviços prestados a sociedade gaúcha através do incentivo ao programa de planejamento familiar. Várias autoridades estiveram presentes. O prefeito Júlio Campani e a secretária municipal da saúde do Caí, Neiva Santos, também prestigiaram a homenagem. “A administração municipal aproveita a oportunidade para externar novamente seus cumprimentos a este grande empresário caiense, que tanto já contribuiu para o desenvolvimento desse município”, destacou Campani.

A ONG Brasil Sem Grades foi criada após Luiz Fernando perder o filho Max Fernando de Paiva Oderich, o qual foi assassinado num assalto em Porto Alegre em 2002, uma semana antes de sua formatura, num crime que permanece impune. Desde então o caiense iniciou uma cruzada de combate à violência, com base no planejamento familiar, paternidade responsável e revisão do Código de Processo Penal. Foram realizadas diversas ações como “Pai? Presente!”, estipulando a paternidade responsável, além da implantação de implantes subcutâneos para evitar a gravidez indesejada, a campanha “Chega de Braços Cruzados”, entre outras. Depois de vinte anos de atuação, neste ano aconteceu à dissolução e extinção da ONG, por não ser mais possível a continuação de suas atividades. Ficou o trabalho de duas décadas que é referência no sentido de despertar a população brasileira para a necessidade de ações de combate às causas da criminalidade.

Luiz Fernando Oderich

Nascido em Canoas a 20 de outubro de 1949, foi presidente da Associação de Empresas de São Sebastião do Caí de 1978 a 1983, fundou a Associação Caiense de Habitação Popular e com recursos federais e municipais, construiu 196 casas populares.

Foi vereador em São Sebastião do Caí de 1989 a 1992, em 1987 fundou a Max Metalúrgica Ltda, indústria dedicada à fabricação de ferramentas manuais para a construção civil, empresa que hoje emprega quase 300 pessoas.

Em 17 de agosto de 2002 teve seu único filho – Max Fernando de Paiva Oderich – assassinado quando foi a Porto Alegre comprar seu terno de formatura. Após a perda do filho, Luiz Fernando Oderich e mais um grupo de parentes e amigos fundaram a ONG Brasil Sem Grades para mudar o enfoque em enfrentar as verdadeiras causas da criminalidade, realizando Fóruns Estaduais e regionais de Planejamento Familiar com a ideia das famílias poderem escolher quando e quantos filhos querem ter. Esses fóruns foram realizados em parceria com o Ministério Público.

Luiz Fernando Oderich também foi um dos idealizadores do projeto “Pai Presente“ em parceria com o Ministério Público e a Defensoria Pública, no sentido de identificar e responsabilizar os pais das crianças.

Nos últimos anos fez a distribuição de implantes hormonais para as prefeituras distribuírem especificamente para mulheres, em idade fértil, usuárias de drogas ou em vulnerabilidade social.

Crédito: Gabinete do deputado Thiago Duarte

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here