Secretária de saúde e da família, Neiva Santos, diz que é um momento histórico que vai qualificar ainda mais o atendimento - Reprodução/FN

Aprovada portaria que estabelece o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde para o atendimento em casos de hipertensão e diabetes, além da Atenção Primária à Saúde da criança e do adolescente no município de São Sebastião do Caí.

Dessa forma, considerando as diversas resoluções do Conselho de Enfermagem, decretos federais que regulamentam o exercício da profissão, leis que tratam do processo de enfermagem em ambientes públicos e privados e de portarias que aprovam a Política Nacional de Atenção Básica, fica estabelecido o início da capacitação da equipe de enfermagem do município para a ampliação do atendimento aos pacientes.

Conforme a Prefeitura, com a aprovação do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, o enfermeiro poderá prescrever medicamentos, solicitar exames de rotina ou complementares, bem como encaminhar, quando necessário, pacientes a atenção especializada nas condições previstas nos Protocolos vigentes no âmbito do município.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a implantação dos Protocolos seguirá um cronograma que inclui, além de sua aprovação e publicação, etapas de educação permanente, orientação para mudanças no processo de trabalho das equipes e monitoramento das ações.

A secretária de saúde e da família, Neiva Santos, diz que é um momento histórico para o município, agradecendo aos profissionais da saúde pelo projeto, o qual considera que vai ser referência no Estado. “O enfermeiro é a peça principal na saúde pública”, considera.

Já o enfermeiro Rogério Bassegio, coordenador municipal da atenção básica, entende que para a enfermagem é muito importante a aprovação dos protocolos, beneficiando tanto diabéticos, como hipertensos e saúde da criança, principalmente na atenção primária de saúde. “Com os profissionais da enfermagem ajudando a cuidar dos pacientes, vamos conseguir melhoras os indicadores de saúde do município”, aposta.

A enfermeira Clarice Lermen de Paula, coordenadora técnica da Secretaria da Saúde, comemora a importância desta conquista, em que se inicia o uso dos protocolos de enfermagem na atenção básica, relacionada ao hipertenso e diabético, e a criança e adolescente, além de em breve na saúde da mulher. “Vamos poder fazer a consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos, solicitação de exames e avaliação de exames”, diz.

Para Valdecir da Costa, professor da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren RS), São Sebastião do Caí está de parabéns, pois vai qualificar o atendimento no município.

A servidora representante da Secretaria Estadual da Saúde, Janilce de Quadros, também da comissão de protocolos, também parabenizou o Caí pela adesão aos protocolos, o quê respalda o trabalho dos enfermeiros. “É uma atitude inovadora que vai trazer um atendimento de melhor qualidade para a população”, afirma.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here