Imagem ilustrativa/internet

Chamou a atenção o fato de Tupandi registrar dois óbitos de pacientes diagnosticados com coronavírus em questão de cinco dias. Uma das mortes foi registrada na quinta-feira passada, dia 20, e a outra ontem, quarta-feira. Os dois pacientes são homens, de 72 anos, que possuíam comorbidades. A segunda vítima só tinha tomado a primeira dose da vacina contra a Covid, em setembro do ano passado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupandi, ao ser procurada, prestou algumas informações sobre os dois casos. No primeiro caso, foi informado que a vítima morava em São Vendelino e se mudou para Tupandi faz cerca de dois meses. E no segundo caso, foi informado que o paciente era morador de um lar de idosos de São Sebastião do Caí há mais de um ano e meio, mas ainda possuía o seu Cartão SUS em Tupandi e por isso o caso foi registrado no município.

A preocupação aumenta porque voltaram a acontecer óbitos por Covid na região. Até então a nova variante omicron, mesmo que mais transmissível, o quê causa aumento no contágio, provocava sintomas mais leves, a maioria sem ocasionar internações. Mas os casos graves voltaram a acontecer, principalmente com óbitos de pessoas mais idosas que não completaram o ciclo vacinal.

Tupandi agora soma 16 mortes de pacientes com a Covid-19 desde o início da pandemia. Importante manter e reforçar as medidas de prevenção, como o uso de máscara, distanciamento, higiene e limpeza. E fazer a vacina. O município está aplicando todas as doses, incluindo a primeira para adolescentes acima de 12 anos, a segunda dose e o reforço. E já está sendo feito o agendamento, pela Secretaria Municipal da Saúde, da vacina para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, além de iniciar nesta semana para todas as crianças de 11 anos mesmo sem comorbidades.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here