Após o sucesso da horta comunitária da Vila Rica, ideia é levar a iniciativa para outros bairros - Reprodução/FN

Em razão das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus, o aposentado Juarez Jacumel Raul teve a ideia de mobilizar um grupo de moradores e apoiadores de São Sebastião do Caí para criar uma horta comunitária. “Em 22 de setembro começamos a fazer os canteiros”, lembra Juarez, destacando que o objetivo foi de socialização e integração da comunidade, motivando o consumo de alimentos saudáveis.

Voluntários se empenharam na construção dos canteiros e plantio das hortaliças
– Reprodução/FN

Juarez aproveitou um terreno de sua propriedade, com cerca de 150 metros quadrados, localizado na esquina da Rua Estrada da Várzea com a Rua Elisabetha Wollmann Klein, próximo da Padaria Pão Nosso, no bairro Vila Rica. Cerca de quinze pessoas se mobilizaram. “Plantamos alface, pimentão, salsa, couve, temperinho verde”, diz Jurez, ressaltando que todas as hortaliças foram cultivadas de forma orgânica, utilizando esterco de galinha.

No final do mês de outubro iniciou a colheita das primeiras hortaliças. Conforme Juarez, a princípio, a colheita será fornecida para os voluntários que trabalharam na horta e aos que colaboraram com recursos para os insumos e materiais. “A nossa ideia é continuar, inclusive ampliando e fazendo hortas comunitárias em outros bairros”, ressalta Juarez Jacumel Raul, comemorando o sucesso da iniciativa e agradecendo ao apoio de todos.

Juarez Jacumel Raul aproveitou seu terreno para desenvolver a horta e pretende estender o projeto para outros bairros
– Reprodução/FN
Colheita iniciou em 28 de outubro
– Reprodução/FN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here