Equipe de remadores segue treinando no Rio Caí para os campeonatos de Stand Up Paddle Divulgação/FN

O Rio Caí é um patrimônio natural da região. Entre morros, campos e várzeas serpenteia esse belo rio até desaguar no lago Guaíba.

A origem do município de São Sebastião do Caí foi a partir das margens do cais. Barcos grandes mantinham linhas regulares de navegação entre Porto Alegre e o Caí, mesmo nos meses mais secos, quando o rio estava baixo. Até a década de 1930, o modo mais utilizado pelas pessoas para viajar do Caí a Porto Alegre era o barco a vapor. Pelo Rio Caí também chegaram os imigrantes italianos que povoaram a serra gaúcha.

Por tudo isso, o Rio Caí precisa ser valorizado e a prática de esportes náuticos tem papel importante nesse processo. O contato das pessoas com suas águas fortalece o elo entre o homem e a natureza.

A equipe Oldwest Suprace dos remadores Sandro Branco (Xerife), Gisele Motta (Fera) e Adriano Fink (Índio) treina regularmente no Rio Caí e participa de campeonatos de grande relevância.

Agora a equipe está se preparando para mais um campeonato brasileiro Virtual de stand UP paddle Race, O Br4all. Xerife e a Fera consagram-se campeões em 2020, e agora tentam o bi campeonato na categoria rio 9 km e lago 9 km. Como o campeonato é virtual, ainda por restrições impostas pela pandemia, os atletas levam junto o telefone e marcam o seu tempo com um App GPS indicado pela comissão organizadora. Para a tomada de tempo da prova, a equipe rema em Montenegro do cais até o morro da Mariazinha, e na Lagoa do Armazém em Tramandaí.

A equipe conta com apoio da Cervejaria Virgem Atômica, Lojas Free Rush, Óculos Luppiter, Sucos Metz, Gui Studio Funcional, Prefeitura Municipal de São Sebastião do Cai e Montenegro.

Os remadores alertam a comunidade sobre o lixo encontrado no Rio. Constantemente fazem limpezas pelo leito. A equipe também faz parte do grupo SOS Rio Caí sediado na cidade de Feliz ao qual tem projetos ambientais de limpeza e proteção ao meio ambiente do Rio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here