Grupo de professores participou de manifestação na Praça na manhã de sábado - Crédito: Marilda Boetcher/Reprodução

A Praça Cônego Edwino Puhl, no centro de São Sebastião do Caí, foi palco de uma Mateada Pacífica na manhã do último sábado. Um grupo de servidores municipais participou da manifestação que teve como finalidade reivindicar reajuste de salário para os funcionários da Prefeitura que não foram contemplados. A maioria dos participantes eram professores e servidores da área do ensino, que inclusive vestiam camisetas pretas com os dizeres “Luto pela Educação”.

Mateada Pacífica ocorreu na Praça na manhã de sábado
– Crédito: Marilda Boetcher/Reprodução

A reivindicação já ocorre desde o ano passado, quando uma parte dos funcionários municipais, em projeto enviado pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores, recebeu reclassificação. A Câmara ficou lotada no dia 25 de novembro, principalmente de profissionais da educação, pedindo aumento salarial. É que o magistério municipal não foi contemplado pela alteração do padrão de vencimento, que beneficiou outras categorias. A manifestação, na época, incluiu cartazes e pronunciamento na tribuna. Uma comissão foi formada, com representantes de professores, serventes, merendeiras, monitoras e auxiliares de educação infantil. A comissão, juntamente com o Sindicato dos Municipários de São Sebastião do Caí, está organizando a reivindicação. Manifestações também estão ocorrendo por meio das redes sociais e panfletos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMECTD) informou que tem conhecimento do ato e respeita a manifestação dos educadores e funcionários de escola. Ressalta que recentemente a Administração Municipal concedeu aumento real aos professores e que segue trabalhando para melhorar as condições de trabalho e salários da educação no município. Ainda no ano passado a Prefeitura garantiu que novas etapas de reclassificação do quadro de servidores efetivos devem ocorrer até o fim de 2020, respeitando os limites orçamentários do municípios, e os professores também inclusos em uma delas. O prefeito Clóvis Duarte declarou que a intenção é abranger, na medida do possível, todas as categorias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here