Em doze dias foram três enchentes e muitos transtornos - Crédito: Prefeitura

O Rio Caí parou de subir às 6 horas da manhã desta segunda-feira, dia 13, quando seu nível atingiu o pico de 11,24 metros na régua monitorada pela Defesa Civil de São Sebastião do Caí. Após ficar estabilizado, o curso de água começou lento movimento de baixa e, às 9h30min, marcava 11,10 metros. Com isso, a Secretaria Municipal de Obras iniciou nas primeiras horas da manhã o trabalho de limpeza, lavagem e recolhimento de lixo das ruas do bairro Navegantes atingidas pela cheia deste domingo, a terceira registrada em São Sebastião do Caí em menos de duas semanas.

Limpeza das ruas foi retomada hoje
– Crédito: Prefeitura

“Estamos com todo o pessoal trabalhando nas ruas e já avaliando um possível retorno das primeiras famílias. Nossa previsão é termos gente nos abrigos do bairro Rio Branco até quarta ou quinta-feira, mas já há pessoas querendo retornar para suas casas. Então vamos avaliar quem já têm condições de voltar e auxiliar em tudo o que for necessário”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Cofferri, que responde interinamente pela Secretaria de Obras. No momento 42 famílias estão desabrigadas, sendo 39 da cheia histórica ocorrida entre a terça e quarta-feira da semana passada que ainda não puderam retornar e três que foram retiradas de casa preventivamente no fim da tarde deste último domingo.

Muitos locais ainda estão alagados
– Crédito: Prefeitura

As equipes da prefeitura e da Defesa Civil Municipal seguem o monitoramento permanente do rio até que as águas retornem para o leito normal. “Tem mais chuva prevista para quinta-feira, mas vamos enfrentar um dia de cada vez. O trabalho agora é para recuperar os estragos e remover a sujeira trazida pelas cheias”, completa Cofferri.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here