Daer prometeu fazer o serviço assim que o tempo melhorar - Crédito: Daniel Fuchs Klein/FN

As pontes estreitas do Matiel, na RS 124 – divisa entre São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Harmonia, estão novamente com muitos buracos. E a situação tende a piorar com o tempo instável, de chuva e umidade, aumentando os congestionamentos e transtornos, além do risco de acidentes.

Nos últimos dias os congestionamentos já aumentaram, já que os veículos passam com maior lentidão devido aos buracos. E como as pontes são estreitas, só passando um veículo de cada vez, a situação fica ainda mais complicada.

No ano passado, em setembro, o Daer, através da empresa Encopav, realizou uma melhoria no trecho entre as três pontes, junto ao rio Caí, retirando o asfalto antigo com a fresagem e cobrindo com uma nova camada asfáltica. Mas na parte das pontes a pavimentação voltou a ficar esburacada com as últimas chuvas, sendo necessários reparos urgentes.

Prefeitura impedida de fazer melhorias

A reportagem do Fato Novo entrou em contato com o Daer. Através de sua Assessoria de Imprensa, respondeu que, assim que as condições climáticas permitirem, as equipes do Daer devem realizar serviços de manutenção asfáltica no trecho.

Buraqueira está aumentando os congestionamentos nas pontes estreitas da divisa do Caí com Pareci e Harmonia
– Crédito: Daniel Fuchs Klein/FN

Também na segunda-feira foi feito contato com a Prefeitura do Caí, que informou que enviou novo ofício ao Daer solicitando obras de recuperação, anexando obras do péssimo estado da pavimentação. “Sabemos de todos os problemas que vêm sendo relatados pelos motoristas que passam por ali. As pistas das três pontes estão em estado precário, mas a primeira, com entrada e saída pela Rua Sete de Setembro, está intransitável. O que dificulta em muito a solução é que as pontes são de jurisdição do Estado, com o município sendo proibido de fazer qualquer coisa nelas sem expressa autorização do Daer”, destaca o prefeito Clóvis Duarte. Segundo ele, o ofício também pede a sinalização do trevo de acesso a comunidade Matiel e o Município de Pareci Novo. “Entre setembro e outubro do ano passado o Daer fez obras nas pontes e no trevo, mas não a sinalização. O local está muito perigoso”, completa o prefeito.

Na manhã de ontem o vice-prefeito do Caí, Luiz Alberto Oliveira, ligou pessoalmente para a direção do Daer, explicando a necessidade de urgência nos reparos e solicitando autorização para que a prefeitura pudesse fazer ações emergenciais. O pedido, porém, foi negado pelo Daer, que alegou ser o trecho de responsabilidade exclusiva do Estado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here