Unidade Universitária da UCS abriga atividades de graduação presencial e à distância, pós-graduação e extensão, já tendo formado mais de 1.500 profissionais somente na graduação - Crédito: Claudia Velho/UCS

Em agosto de 2021, o Campus Universitário Vale do Caí da Universidade de Caxias do Sul completa 20 anos de criação. Para celebrar a ocasião, a UCS realizou no último sábado, dia 28, a solenidade de homenagem e o descerramento de uma placa, como forma de reconhecimento da UCS a todos os que ajudaram a escrever a história dos 20 anos do CVALE.

Evento comemorativo ocorreu no último sábado
– Crédito: Claudia Velho/UCS

Participaram o diretor do CVALE, Alzir Aluísio Bach, o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, e o presidente da Fundação Universidade Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), Kiko Hoff, e o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, também estiveram presentes no evento e realizaram o descerramento da placa.

 

Sobre o Campus Universitário Vale do Caí – CVALE

Com a criação do CVALE nos anos 2000, a UCS completou sua regionalização. Naquele ano, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), poderes públicos e entidades da região recorreram à Universidade para a instalação de uma instituição de Ensino Superior de caráter comunitário, próxima dos então cerca de 170 mil habitantes do Vale, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico da região, com base nas atividades de cerâmica e da fruticultura.

O protocolo para a instalação da unidade foi assinado em 27 de junho daquele ano, e as aulas se iniciaram já no segundo semestre de 2000, nas dependências do Parque Centenário, em São Sebastião do Caí. O então Núcleo Universitário recebeu seu prédio próprio em agosto de 2001, em um terreno repassado pela prefeitura de 40 hectares, às margens da ERS-122. O local passou a abrigar as atividades de graduação presencial e a distância, pós-graduação e extensão. Em junho de 2012, o Núcleo passou à condição de Campus Universitário, com abrangência em 21 municípios.

A presença da UCS no Vale do Caí visa dar sustentabilidade ao desenvolvimento da economia da região, fortalecendo a produção industrial e agrícola. A Unidade Universitária abriga atividades de graduação presencial e a distância, pós-graduação e extensão. Desde a sua fundação, o CVALE já formou mais de 1.500 profissionais somente na graduação. Atualmente, cerca de 800 alunos estudam no Campus em todas as modalidades de ensino.

Fotos: Claudia Velho

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here