São Sebastião do Caí receberá o PROMUSIT , Programa Museu Itinerante, da PUC/RS
Nos dias 24 e 25 de junho, sexta-feira e sábado, o Ginásio A do Parque Centenário, de São Sebastião do Caí receberá o Museu Itinerante, um projeto do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), de Porto Alegre. A exposição, trazida pela Secretaria Municipal de Educação Cultura, Turismo e Desporto, acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 17h, nos dois dias, com entrada franca, aberta aos alunos e ao público em geral. Os alunos das escolas municipais terão transporte gratuito, oferecido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
O Programa Museu Itinerante (Promusit), criado em 2001, é o braço itinerante do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) e tem como objetivo promover a inclusão social por meio do acesso à ciência.
Devido à sua mobilidade, o Promusit amplia o alcance do Museu, chegando a populações de localidades mais distantes, que muitas vezes não têm condições de se deslocar a Porto Alegre, favorecendo assim, a descentralização do acesso à ciência, um patrimônio ao qual todos têm direito. Com o Promusit, o conhecimento encontra a curiosidade.
Alunos terão transporte gratuito e também estará aberto ao público em geral – Divulgação/FN
Exposição itinerante
A exposição itinerante, em sua modalidade essencial, é composta de 16 experimentos interativos que compõem uma síntese de várias áreas da ciência. Por meio deles o público se envolve com experiências científicas e vivencia momentos de encantamento, aprendizado e lazer.
RESUMO DESCRITIVO DAS EXPERIÊNCIAS
As temáticas que compõem essa modalidade de exposição são:
a) Do Sonho de Voar à Corrida Espacial
A exposição DO SONHO DE VOAR À CORRIDA ESPACIAL aproxima o público do céu e do espaço sideral por meio de experiências lúdicas e informações que provocam a curiosidade e o engajamento do visitante em relação à história da tecnologia aeroespacial, destacando ao mesmo tempo a capacidade quase infinita da genialidade humana e sua insignificância perante a imensidão do universo. Esta temática conta com o giroscópio humano e o módulo do ônibus espacial Challenger. O primeiro é uma versão simplificada de um equipamento criado pela NASA para treinamento dos astronautas do Projeto Mercury, na década de 1960. Seus três aros de alumínio tubular giravam separadamente ou de forma combinada, simulando os movimentos de inclinação, rotação e guinada que seriam encontrados quando a Mercury estivesse no espaço. Com o Giroscópio Humano o visitante pode experimentar o mesmo tipo de sensações. Já o módulo da Challenger compõe-se de uma maquete de 2,5 metros de altura deste ônibus espacial, além de uma estação multimídia com tela touch-screen, este módulo expositivo traz informações sobre a história da tecnologia aeroespacial, desde os primórdios da aviação até o lançamento de foguetes, satélites artificiais e estações espaciais.
b) Universo – Astros de diferentes grandezas, brilhos e órbitas podem ser observados em experimentos que simulam os mistérios do universo. Controle um joystick para simular “Uma Visita a Outros Mundos” e observe as forças que agem no “Poço Gravitacional”.
c) Força e Movimento – Um conjunto de equipamentos que permite ao público conhecer mais sobre a mecânica dos sólidos por meio de experiências hands on individuais e em grupos.
d) Eletricidade e Magnetismo – Experiências que permitem ao visitante observar fenômenos elétricos e magnéticos e as relações entre eles.
e) Ondas e Som – Equipamentos interativos demonstram a natureza e as propriedades relativas à propagação do som.
f) Luz – Fenômenos relacionados à óptica podem ser verificados in loco pela interação do visitante com espelhos e outros materiais curiosos.
g) Fluidos -A mecânica dos líquidos e dos gases é abordada através de experiências cotidianas, destacando temas como pressão, empuxo e densidade.
h) Calor – Experiências práticas que desvendam as propriedades da energia térmica.
j) Ser Humano – Temática composta por desafios sensoriais, de raciocínio e de coordenação motora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here