Plataforma elevatória pode ser usada em grandes incêndios e salvamentos - Crédito: Bombeiros

Mais um sonho dos Bombeiros Voluntários Caienses e da comunidade está se tornando realidade. E a data do anúncio não poderia ser melhor: no dia do Bombeiro Voluntário, hoje, 13 de julho.

No último mês, os Bombeiros Voluntários Caienses adquiriram mais um equipamento de suma importância para a cidade e o Vale do Cai. Foi adquirido um caminhão Scania 111, dotado de uma plataforma elevatória com alcance máximo de 32 metros de altura. O equipamento, que é único no Estado, ainda é dotado de um sistema de combate a incêndio com água ou espuma, através de um canhão monitor com capacidade de aproximadamente 2 mil litros por minuto, controlado através de joystick, com rotação de 370 graus e sistemas de sapatas hidráulicas, telecomando térreo e na própria plataforma.

Caminhão conta com canhão com capacidade de lançar 2 mil litros de água por minuto
– Crédito: Bombeiros

Segundo os bombeiros, o caminhão com a plataforma será utilizado em casos de incêndios verticais, em indústrias e ações de salvamentos em geral. Conforme o Conselho Administrativo é um equipamento que vêm a somar a estrutura já existente, garantindo assim autonomia de trabalho em incêndios verticais. Atualmente o Vale do Cai não possui nenhum caminhão de bombeiros com sistema semelhante, o que poderia causar perdas de vidas em casos de incêndios, pois os mais próximos são dos quartéis de São Leopoldo e Nova Petrópolis. “É um sonho antigo de nossa corporação e de toda a comunidade, que agora está se tornando realidade. Só temos que agradecer a todos que nos apóiam e incentivam, nossos bombeiros voluntários, diretoria, Administração Pública e toda a comunidade”, destaca o comando da instituição.

O veiculo foi adquirido em São Paulo, que pertencia ao Corpo de Bombeiros Militares, já passou por uma completa revisão mecânica e dos sistemas hidráulicos. Agora está recebendo uma nova pintura e ainda será levado para a cidade de Erechim para instalação e revisão de alguns componentes específicos. A previsão de entrega oficial é de 60 dias.

Parte da compra foi financiada com recursos do convênio com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o restante será buscado com apoio da Administração Municipal e de toda a comunidade, que mais uma vez será convidada a ser parte desta conquista, através de vários eventos que serão organizados no decorrer de 2019.

Os bombeiros destacam que mais uma vez fica evidenciado que, com muito esforço e dedicação, qualquer meta, por mais que pareça difícil e distante, pode ser alcançada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here