Bombeiros Voluntários Caienses fazem um excelente trabalho - Crédito: Bombeiros

Não é só o Caí que está de aniversário no feriado desta quarta-feira, 1º de maio. O outro aniversariante é o Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí. A corporação, que foi fundada em 1995, está completando 24 anos.

Os bombeiros caienses surgiram da necessidade de um melhor atendimento à comunidade, já que a população dependia dos bombeiros militares de Montenegro, o que era demorado devido à distância. E a agilidade é fundamental nos casos de emergências. Desde a fundação, já são mais de 28 mil ocorrências atendidas, numa média atual de 40 a 50 atendimentos mensais. São atendimentos dos mais variados, mas principalmente de acidentes de trânsito, já que o Caí é cortado pelo movimentada ERS 122. Outros atendimentos de emergência médica, além de combate a incêndios, também são prestados.

Estrutura dos Bombeiros Voluntários Caienses é uma das melhores do Estado
– Crédito: Bombeiros/Reprodução

Atualmente a corporação conta com 45 bombeiros voluntários ativos e uma das estruturas da região e do Estado, trabalhando 24 horas. No quartel, com 600 m², situado na Avenida Osvaldo Aranha, do bairro Vila Rica, estão quinze unidades, incluindo três caminhões de combate a incêndio, quatro ambulâncias, quatro veículos leves e mais um barco. Conta com a única equipe de mergulhadores da região, que atua em casos de afogamentos e resgates. Tem ainda uma carreta e em breve deverá ter um novo caminhão, mais moderno, que está sendo montado e deverá chegar entre 90 e 120 dias. O novo caminhão, com capacidade para 14 mil litros de água, terá alta tecnologia, incluindo canhão de combate a incêndio, lavagem de pista, sistema de iluminação e guincho.

O comandante operacional Anderson Jociel da Rosa, que está nos bombeiros faz quase 18 anos, destaca a importância do auxílio da comunidade, com o apoio através de doações, campanhas e eventos. E também os convênios com a Prefeitura do Caí e com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Os bombeiros também costumam buscar a qualificação, através de cursos e treinamentos, além de participar de eventos como no Natal, Páscoa e diversas ações sociais. Os Bombeiros Voluntários Caienses foram pioneiros na região. Além do Caí, hoje a região conta também com corporações em Bom Princípio, Feliz, Harmonia, São José do Hortêncio, São Vendelino e Salvador do Sul/São Pedro da Serra, totalizando cerca de 250 bombeiros voluntários que prestam um importante atendimento à população.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here