Num único dia 150 idosos caienses receberam vacina contra a Covid-19 - Crédito: Prefeitura

Na manhã dessa sexta-feira, dia 5, o prefeito Júlio Campani, acompanhado do vice prefeito Mozar Hoff, da secretária da Saúde, Neiva Santos, e do Coordenador Diomar Flores, reuniram-se com representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e ACIS Caí (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Sebastião do Caí).

Na ocasião, os representantes das entidades apresentaram algumas de suas demandas referentes às medidas de enfrentamento à pandemia, bem como as expectativas do setor do comércio. Na mesma reunião, a administração municipal apresentou um resumo das ações que vem tomando nesse sentido, entre elas a assinatura do termo de adesão junto à FAMURS/GRANPAL/AGCONP para a aquisição de vacinas, caso não se receba doses suficientes do Ministério da Saúde para a imunização da população. Além disso, a Secretaria da Saúde está também adquirindo kits de testes rápidos do tipo PCR (cotonete), além de propor orientação à equipe médica de utilizar os protocolos do tratamento precoce para casos de Covid-19.

Sobre as restrições à abertura do comércio, o prefeito apelou para que as entidades, bem como toda a classe empresarial, sejam sensíveis à gravidade da situação e cumpram rigorosamente os protocolos, redobrando os cuidados de prevenção.

Atendimento na Saúde

Sobre o atendimento na Secretaria da Saúde, a equipe informou que foi estendido o Plantão do atendimento no Posto de Saúde central aos finais de semana (das 8h às 17h), sendo que o atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e realização de testes para Covid-19 foi transferido para prédio exclusivo, onde antes funcionava a Farmácia Básica do município.

Segundo o Coordenador da Secretaria da Saúde, Diomar Flores, estão sendo atendidas uma média de 100 pessoas por dia, nas cinco unidades de saúde do município, com sintomas respiratórios e suspeita de Covid. ”Isso preocupa bastante, mas estamos agilizando e buscando melhorar cada vez mais o atendimento à nossa população. Um dado muito importante é que com uma população de 25.959 habitantes, temos até o momento 6.808 pessoas que realizaram teste para Covid-19, na rede pública, isso representa 26,23% da população”, ressalta.

Vacinas

Idosos são vacinados dentro do carro, em sistema de drive thru
– Crédito: Prefeitura

Nesta semana a Secretaria da Saúde realizou na quarta-feira, 3 de março, um “drive-thru” no Parque Centenário, para vacinação de idosos de 81 a 84 anos, tendo imunizado 150 idosos em um único dia. A imunização segue nos próximos dias nos postos de saúde, para esse grupo, mediante agendamento.

A secretaria da Saúde salienta também que as pessoas que precisam fazer a segunda dose da vacina, devem entrar em contato com os postos para agendar o seu atendimento por um telefone específico para esse fim, pelo número: 3635-2596 ou 3635-2500 ramal: 5001.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here