Crédito: Divulgação/SP

Uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e da Equipe PhenoGlad (pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo) resultou na criação do projeto Flores Para Todos. O objetivo é levar, sobretudo ao pequeno produtor, uma opção de diversificação das atividades através da floricultura, introduzindo e gerando renda extra às famílias. Nas escolas rurais, o propósito é usar como uma alternativa pedagógica interdisciplinar, produzindo flores para decorações de festividades.

O projeto chegou à sua sexta fase com ações no Município de São Pedro da Serra. No último dia 22, foi realizado o plantio de quatro cultivares de gladíolo nos novos produtores parceiros da iniciativa. O trabalho foi acompanhado pelos extensionistas Teresinha Stein, da Emater de São Pedro da Serra, e Gelcy Baumgarten, de Tupandi. A produção será destinada, especialmente, ao Dia de Finados.

Para o planejamento da produção dos gladíolos, foi utilizada uma ferramenta desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria. As ações serão acompanhadas pela prefeitura, através da Secretaria da Educação. Devido à suspensão das aulas nas escolas municipais e estaduais, a sexta fase do projeto será realizada somente com os produtores.

O gladíolo tem sido a flor de corte do projeto Flores Para Todos em função da sua ótima aceitação pelo consumidor, baixo custo de produção e rusticidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here