Estudantes de medicina fazem estagio no Posto de Saúde

0

Conhecer realidades diferentes e, sobretudo, experimentar o exercício real da profissão. Estes são alguns dos objetivos dos estágios obrigatórios de graduandos e que as estudantes de medicina Jéssica Pasquetti e Helena Galelli, da UCS, estão vivendo em São Pedro da Serra. Em agosto, a Administração Municipal de São Pedro da Serra firmou parceria com a Faculdade de Medicina universidade caxiense com a finalidade de receber estudantes de medicina no Posto de Saúde da cidade.

Jéssica e Helena são as primeiras estudantes da disciplina de Medicina de Família e Comunidade a viverem a experiência no mundo rural – já tendo passado por experiências de atendimento no meio urbano. Ambas não poupam elogios à estrutura da unidade são-pedrense, destacando, especialmente, a utilização do prontuário eletrônico. Segundo Helena, o extravio de prontuários no modelo convencional é problema recorrente.

O médico do posto e professor, Guilherme Toscani, é quem orienta as estudantes e confirma que há um atendimento mais qualificado, não só pelos processos e organização do espaço, mas também por conseguir realizar um atendimento a três mãos. Helena, Jéssica realizam a consulta aos pacientes e, ao final, Toscani avalia e finaliza.

“Os próprios pacientes se sentem mais seguros, pois são três visões diferentes de um mesmo atendimento. Isso nos possibilita ter mais atenção e cuidado.”, pontua o médico. A cada mês, dois estudantes dos semestres finais do curso de Medicina vão experimentar a rotina de supervisão e visitas a pacientes acompanhados por Toscani. A dupla deverá realizar algum tipo de dinâmica comunitária como ação, folder, palestra ou campanha relacionada ao tema de Atenção Primária à Saúde.

Deixe seu comentário