Crédito: Cleo Meurer/Arquivo/FN

A Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Salvador do Sul e o Centro de Referência de Assistência Social Vó Bella (CRAS), conjuntamente, lançaram um novo projeto de apoio a dependentes químicos. A ação, denominada Fênix – referência ao pássaro da mitologia grega que ressurge das cinzas – busca promover o fortalecimento e a organização familiar, além de valorizar a vida.

Pessoas que já foram internadas e estão em processo de desintoxicação podem participar dos encontros de apoio na sede do CRAS, nas proximidades do Hospital São Salvador. “O primeiro está marcado para o dia 7 de maio, a partir das 18h30, onde as pessoas contarão com apoio psicológico, de assistente social e equipe de enfermagem para manter a recuperação e fazer uma prevenção de recaída”, informa o psicólogo Leonardo Douglas Silva da Silva.

Além dos dependentes químicos, também podem participar os co-dependentes, pessoas que convivem, diariamente, com os dependentes. Pessoas que estiveram intoxicadas no momento não poderão participar.

O projeto contará com terapias comportamentais, atendimento individual, dinâmicas, workshops, prevenção de recaída para aqueles em fase de tratamento, seja de vício em drogas ilícitas ou lícitas. “Conforme a Organização Mundial da Saúde, nos últimos 12 meses, 50% das pessoas no mundo consumiram alguma substância que causa a dependência química e 6% da população contam com problemas psicológicos em relação a essa dependência”, informa Leonardo. “Queremos fortalecer não só o tratamento dos já dependentes químicos, mas também falar sobre prevenção”, completa a secretária da Saúde, Márcia Ebbing Eckert.

A participação no projeto é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no CRAS ou pelo telefone (51) 3638-1483. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here