Crédito: Emater/Divulgação

Com a participação de autoridades locais, representantes da Emater/RS-Ascar e piscicultores, ocorreu, na noite da sexta-feira passada, a inauguração do Entreposto de Pescado de Salvador do Sul. O espaço permitirá a comercialização de peixes eviscerados e limpos em conformidade sanitária, tributária e ambiental.

A estrutura, instalada junto aos tanques onde ocorrem as tradicionais feiras do peixe vivo, recebeu um investimento de cerca de R$ 270 mil, sendo R$ 150 mil via emenda parlamentar. Foram adquiridos equipamentos como mesas, bancadas, câmaras frias e outros.

O objetivo do entreposto é estimular ainda mais a piscicultura no Município, que conta, atualmente, com cerca de 600 açudes e uma produção próxima de 60 toneladas anuas de pescado. “Hoje, muitos produtores ainda possuem os peixes em sistema extensivo e a ideia para o próximo ano é conduzir a produção de peixes de uma forma mais profissional”, observa o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Leandro Marques.

A administração salvadorense tem a projeção de duplicar a comercialização de peixes nas feiras durante o ano. “Nós acreditamos que este é o ‘pontapé inicial’ para o fortalecimento da piscicultura, que se for mais tecnificada, melhor manejada, poderá se tornar para muitos agricultores, por que não, o principal produto da propriedade”, afirma o prefeito Marco Eckert (MDB).

O agricultor Paulo Junges, que trabalha, especialmente, com produção de leite, conta com nove açudes na sua propriedade, em Campestre Baixo, que geram uma produção anual média de cinco toneladas de peixes. Para ele, um manejo adequado poderá triplicar a produção. “Pequenos ajustes que fizermos na alimentação das carpas, com um controle melhor das características físico-químicas de cada viveiro, poderá reduzir o ciclo de crescimento, ampliando o volume produzido”, salienta o piscicultor, que valoriza a consolidação do entreposto como um espaço de venda direta ao consumidor, com melhores preços.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here