Crédito: Bombeiros Voluntários

Nesta quarta-feira, dia 3, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra estará completando dez anos de fundação. A criação da entidade partiu da mobilização de um grupo de empresários dos dois municípios, preocupados em garantir um atendimento ainda mais rápido e eficiente não somente a ocorrências de incêndio, mas aos mais variados sinistros. 

A ideia, gradativamente, conquistou também o prestígio do poder público e da comunidade em geral. Numa grande reunião, realizada no Salão Paroquial de Salvador do Sul, foi oficializada a criação da entidade. 

“O pontapé inicial foi difícil. Havia apoio, mas também um certo pessimismo, o receio de alguns de que o povo não fosse abraçar a causa. Mas botamos na cabeça que o projeto daria certo, isso mesmo começando do zero”, recorda o empresário Ademir Linke, primeiro presidente da associação.  

Desde o início da caminhada, foram buscadas ideias em municípios da região que já contavam com esse tipo de serviço. Junto ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio, ocorreu o primeiro curso de formação para os voluntários que estavam dispostos a dedicar seu tempo para prestar socorro às comunidades de Salvador e São Pedro. 

O plantão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra teve início em 21 de junho de 2012. “Tivemos muitas dificuldades nos primeiros atendimentos, faltavam equipamentos, mas a equipe sempre dava o seu melhor, mesmo correndo riscos. Hoje, há um grande reconhecimento da comunidade à importância dos bombeiros”, assinala Linke. Para ele, atualmente, um dos grandes desafios da entidade é conseguir mais voluntários para participarem das atividades do plantão. 

Até o final de 2020, foram realizados, no total, 2.841 atendimentos, destacando-se nas estatísticas os atendimentos clínicos – com 1.458 registros – e os acidentes de trânsito – 435 ocorrências. Foram contabilizados 134 incêndios no período. 

Para o atendimento às ocorrências, os 13 bombeiros voluntários que se encontram em serviço contam com um caminhão com capacidade para o transporte de 5 mil litros de água e uma moto-bomba. Também há uma camionete F350 equipada com material de resgate e capacidade para 800 litros de água, além de uma ambulância nova, adquirida em 2018, fruto de muito suor e luta, e de um carro administrativo que foi cedido pela Emater/RS-Ascar. 

A aquisição e manutenção dos veículos, como a própria atuação dos bombeiros, é viabilizada a partir de doações da comunidade, realização de eventos e convênios com as prefeituras. “Agradecemos, de coração, por todo o apoio recebido até aqui. Contamos, cada vez mais, com a colaboração das comunidades de Salvador do Sul e São Pedro da Serra, da classe empresarial e do poder público. Somando esforços, certamente, alcançaremos os objetivos”, salienta Márcia Forneck, que atua no plantão dos Bombeiros Voluntários desde o seu início, em 2012, e preside a entidade desde março de 2015. “Querer fazer algo pela comunidade que me motivou a participar das atividades”, conclui.

Além do plantão 24 horas, o Corpo de Bombeiros Voluntários oferece treinamentos de prevenção e combate a incêndios e palestras em escolas. Os telefones de contato são o (51) 993931250 e o 995858161. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here