Crédito: Cleo Meurer/Arquivo/FN

Estabelecimentos comerciais e industriais de Salvador do Sul estão autorizados a retomarem suas atividades a partir desta segunda-feira, dia 30. O decreto de estado de emergência do Município passou por mudanças, conforme demandas encaminhadas em reunião dos prefeitos da região, ocorrida na última sexta-feira. Contudo, idosos acima de 60 anos e doentes crônicos deverão seguir cumprindo isolamento social.

Os estabelecimentos, para retomarem suas atividades, deverão adotar medidas de segurança sanitária. Entra essas, estão o controle de acesso de pessoas (liberado somente para os funcionários), triagem para casos de sintomas de gripe, tosse, falta de ar ou mal estar para imediata avaliação médica e aumento de oferta de álcool gel. Os refeitórios dos estabelecimentos deverão ter suas mesas com distância de pelo menos dois metros uma da outra.

No caso do comércio, funcionários também poderão retomar ao trabalho na sua totalidade. A capacidade de atendimento será limitada a 50% da prevista no PPCI. Os trabalhadores deverão usar equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e as filas deverão ser controladas com distância de pelo menos dois metros. Bares e restaurantes ainda deverão disponibilizar nos buffets protetor salivar.

O decreto municipal também determina horário específico para atendimento aos idosos e portadores de doenças crônicas em todos os estabelecimentos comerciais, sobretudo lotéricas e agências bancárias.

Os espaços e objetos deverão ser higienizados a cada três horas com produtos específicos. Colaboradores também deverão lavar as mãos e rosto com frequência. Todas essas ações, conforme a administração salvadorense, serão fiscalizadas.

Eventos públicos e privados seguem proibidos, bem como concentração de pessoas em praças e parques. Cultos e missas poderão ocorrer, mas somente com 25% da capacidade do espaço.

Para a situação de mobilidade urbana, a ação deverá ser observada pelos passageiros e pelos prestadores do serviço, com higienização a cada transporte realizado e a observância do passageiro em lavar as mãos e rosto logo ao sair do veículo. Caso não possa lavar as mãos, que seja utilizado o álcool em gel 70%.

O Centro Administrativo Municipal também reabrirá na segunda-feira. Servidores acima de 60 anos deverão trabalhar em casa, através de sistema remoto. O mesmo vale para doentes crônicos e gestantes. Está vedada a circulação em locais de acesso público de todas as pessoas com idade a partir de 60 anos, bem como as que detenham qualquer doença crônica diagnosticada, como diabetes, hipertensão, insuficiência respiratória, cardíacos e outras, reduzindo a exposição da faixa mais vulnerável ao contágio do vírus.

O descumprimento das medidas previstas no decreto acarretará em multa, interdição temporária ou total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento previstas na legislação municipal.

Em seu perfil no Facebook, o prefeito Marco Aurélio Eckert (MDB) postou um vídeo dando detalhes sobre as novas medidas adotadas e solicitando apoio dos empresários e da comunidade nas ações preventivas à Covid-19.

As escolas da rede municipal, a exemplo das unidades de ensino estaduais, deverão seguir fechadas pelos próximos dias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here