Guri de Uruguaiana é uma das principais atrações do evento (Crédito: Divulgação)

Ainda que com estrutura e programação mais enxutas, em razão da pandemia da Covid-19, a 14ª edição da Festa do Turismo de Salvador do Sul, a Festur, deverá levar um bom público ao Parque Municipal Affonso Christóvão Wallauer, entre este sábado, dia 13, e a segunda-feira, dia 15.

O evento, mais uma vez, tem organização pela Associação dos Amigos da Oficina Municipal de Artes (AAOMA), com apoio da prefeitura. Ao longo dele, acontecerão apresentações culturais e bailes, além de show com o humorista Guri de Uruguaiana. A gastronomia típica, passeio ciclístico e uma caminhada também serão atrativos para o público.

Cogitou-se a realização da Festur inicialmente virtual, como ocorreu em municípios vizinhos. Depois, com afrouxamento dos protocolos, pensamos no modelo híbrido. Até mesmo uma Festur itinerante, que circulasse pelas comunidades rurais. Mas em meados de agosto, início de setembro, com o avanço da vacinação no Estado e novos protocolos sanitários em vigor, tivemos a certeza que poderíamos nos reencontrar no parque para mais uma Festur”, afirma a secretária da Educação e Cultura, Valéria Tânia Camillo Haupt, que também e coordenadora da comissão organizadora da 14ª Festur. “Nossa proposta é realizar uma Festur mais simples, sim, para tomar os devidos cuidados necessários em virtude da pandemia ainda vigente, mas sem perder a grandiosidade que a festa merece, por sua consolidação regional”, completa o prefeito Marco Aurélio Eckert (MDB).

O Guri de Uruguaiana subirá ao palco do pavilhão aberto do parque por volta das 19 horas do último dia de festa. Antes, após a abertura oficial da Festur, que ocorrerá às 19h30 do sábado, acontecerá apresentação da dupla local Yasmin e Maurício, seguida por Cassius Prado e DJ Braian.

No dia 14, a partir das 14h, o country rock da banda Hatfield será a atração do palco principal, que depois, às 20 horas, será assumido pela Banda Choppão. O segundo dia encerra novamente com DJ Braian.

Na segunda-feira, às 16h, será a vez de Wilceu Pause e Mari Pause embalarem os visitantes do evento. A música gaúcha terá vez com o grupo Timbre Gaúcho.

O circuito de 4×4 da Fazenda das Máquinas irá proporcionar passeios cheios de aventura pela natureza e pontos turísticos de Salvador do Sul, como o Túnel da Linha Bonita, no dia 14 de novembro, a partir das 8h. No mesmo dia, ocorre o 2º Encontro de Carros Antigos e Quadrados, além do The Circle Day, encontro de jipes.

No dia 15, também às 8h, serão realizadas a caminhada, com trajeto de 18 quilômetros, e o pedal turístico, com percurso de 35 quilômetros, sem necessidade de inscrição prévia.

A Gastronomieplatz, com a participação somente de produtores rurais e restaurantes locais, promete mais uma vez ser um dos grandes destaques da festa salvadorense, reservando pratos típicos como peixe frito e bolinhos de batata, além de diversas opções de chope. Os ingressos para a 14ª Festur serão vendidos somente no local pelo valor de R$ 10, que será convertido em consumação, justamente, na Gastronomieplatz.

Será permitido o acesso de pessoas ao parque somente com o uso de máscara para todos acima dos três anos de idade, com apresentação de comprovante de vacinação contra o coronavírus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here