Falecido em dezembro do ano passado, Oregino foi uma das grandes lideranças da região - Arquivo/FN

A Câmara de Vereadores de Pareci Novo aprovou na última quinta-feira, dia 28, dois projetos dando o nome do ex-prefeito Oregino José Francisco para o trecho da Rodovia Transcitrus no município e também da Rua Coberta no centro da cidade. Conforme o vereador Paulinho Reisdorfer (PDT), ainda se busca uma conversa com os vereadores dos demais municípios cortados pela Transcitrus, para que toda a rodovia tenha o nome de Oregino Francisco, por ter sido o grande mentor e líder do projeto que resultou no asfaltamento da ligação entre as regiões dos Vales do Caí e Taquari. A proposta foi lançada por Paulinho e Augusto Kappes, já tendo o apoio de vereadores e lideranças.

Oregino foi o mentor do projeto de asfaltamento da Transcitrus
– Arquivo/FN

Uma das principais lideranças da região, Oregino Francisco faleceu em 22 de dezembro do ano passado, aos 63 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Estava no terceiro mandato como prefeito e era também presidente da Associação dos Município dos Vale do Rio Caí (AMBARC). Em seus governos, várias obras foram realizadas em Pareci Novo, como asfaltamento de diversas ruas e estradas, construção de escolas, Praça Municipal, postos de saúde, Estádio Municipal, Rua Coberta, Casa do Agricultor e tantas outras conquistas, tornando o Pareci um dos municípios de maior desenvolvimento da região. Como liderança regional foi o idealizador do projeto de asfaltamento da Transcitrus, além de percussor no videomonitoramento, medidas de contenção de enchentes e busca de recursos para a construção de nova ponte sobre o rio Caí. Casado com a vereadora Lourdes Francisco, tinha dois filhos – Marcelo e Jordana, mais sua mãe, neto e demais familiares e muitos amigos.

Rua Coberta foi uma das últimas realizações do ex-prefeito
– Crédito: Arquivo/FN

Em pronunciamento na sessão da Câmara, o vereador Paulinho destacou a trajetória do ex-prefeito Oregino, uma das maiores lideranças e personalidades da região. E fez a leitura de sua biografia.

 

 

 

 

Biografia de Oregino José Francisco

Oregino José Francisco nasceu em 08 de setembro de 1956, em Brochier, localidade de Batinga Sul. Filho de Thalia e Romualdo trabalhou na agricultura desde cedo. O pai o acabou incentivando a seguir carreira de músico, iniciando a sua carreira na Banda Luar. Seu maior destaque, enquanto músico, foi no Musical Flor da Serra, onde atuou por muitos anos.

Casado com Maria Lourdes, com quem teve dois filhos, Marcelo e Jordana, abdicou por inúmeras vezes da presença junto à família dedicando-se a vida de músico e político. Oregino deixa ainda o neto Fernando, do qual se orgulhava por ser chamado de vovô.

Oregino iniciou sua vida política sendo eleito Vice-Prefeito no ano de 2000, com o Prefeito e amigo Jorge Renato Hoerlle. Em 2004 foi eleito Prefeito pela primeira vez e reelegeu-se em 2008. Voltou a conquistar o posto de Prefeito em 2016 ao lado do Vice e amigo Alexandre Barth.

Nos últimos tempos, comemorava uma das bandeiras da administração, o início do restauro do antigo seminário dos jesuítas. Na sua gestão anterior (2005-2012) já havia se empenhado muito para que a principal referência do patrimônio histórico de Pareci retomasse sua vida. Foram inúmeras idas a Brasília na tentativa de conseguir verbas.

O projeto do restauro fazia parte de um plano seu de tornar Pareci Novo mais conhecido, o que vinha acontecendo com a visita de pessoas de diferentes partes do Estado por meio da criação de novos eventos. Um deles é a Festa da Cultura Alemã, podendo-se citar também outros, como a caminhada Caminhos do Coração. A Citrusflor, maior evento do município, foi outro cartão de visitas.

A construção da Rua Coberta, vista pelo Prefeito como uma das grandes obras dos últimos tempos de Pareci, foi outra realização comemorada, assim como a Casa do Produtor Rural, obras concluídas em tempo recorde e pela sua gestão.

Outro projeto de grande destaque nesta administração, foi a implantação do maior sistema de videomonitoramento do Vale do Caí, composto por 14 câmeras de segurança que asseguram o cercamento eletrônico de toda cidade, sendo monitorado 24h na central de comando em Montenegro.

Enquanto líder regional, Oregino que atualmente ocupava a presidência da AMVARC (Associação de Municípios do Vale do Rio Caí), deixou três projetos muito bem encaminhados: a Transcitrus, a nova ponte que liga Pareci Novo a São Sebastião do Caí e o projeto de minimização das cheias do Rio Caí.

Investiu na expansão da rede de água por todo o interior, da mesma forma que tornou o asfalto uma realidade em todas as partes do município, levando qualidade de vida em diferentes frentes para os moradores. Implantou, programas de incentivo que fortaleceram o setor primário, particularmente na avicultura, com o surgimento de galpões com modernas técnicas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here