Prefeitura terá somente atendimento interno a partir desta terça-feira - Reprodução/FN

A vereadora Adriane Colling Kinzel (PP) assumiu novamente na noite de hoje, quinta-feira, dia 15, a presidência da Câmara Municipal de Pareci Novo. Em razão da renúncia do então presidente do legislativo, Delcio Idesio Kich, o Neco (MDB), foi realizada uma nova eleição para definir o comando da Câmara até o final deste ano.

Adriane Colling Kinzel diz que vai na Prefeitura nesta sexta-feira apresentar documentação para tentar assumir como prefeita
– Reprodução/FN

Vereadora de oposição, Adriane diz que já nesta sexta-feira, dia 16, vai à Prefeitura do Pareci apresentar documentação e se colocar à disposição para assumir a Prefeitura do município. O atual prefeito Alexandre Barth (PDT), que é candidato à reeleição, entrou em férias no último dia 6 de outubro. Ele estava no comando do município desde dezembro do ano passado, quando faleceu o prefeito Oregino Francisco (PDT). Como o então presidente da Câmara, Neco, que seria seu sucessor, é candidato à reeleição, ficou impedido de assumir a Prefeitura, pois se tornaria inelegível. Por isso, pela lei orgânica, quem assumiu a Prefeitura foi a titular da secretaria municipal de administração, Jordana Francisco, filha do ex-prefeito Oregino.

Adriane não é candidata à reeleição e como agora é a presidente da Câmara entende que está habilitada para assumir como prefeita. “Quando há um presidente da Câmara agora é inerente ao cargo assumir a Prefeitura quando o prefeito não está e não há vice. Fui eleita através de representação popular e não de indicação política”, afirma Adriane.

Jordana Francisco assumiu a Prefeitura em 6 de outubro e garante que deve continuar no cargo por 45 dias
– Reprodução/FN

No entender de Jordana Francisco, como o então presidente da Câmara, Neco, não assumiu a Prefeitura quando o atual prefeito entrou em férias, na linha sucessória o cargo passou para o secretário de administração. “No período de 45 dias quem permanece é o secretário de administração”, afirma Jordana. Já Adriane discorda. “É uma questão de visão jurídica. Vamos ver o que vai acontecer nesta sexta-feira”, declara.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here