Presidente da Câmara, Adriane Kinzel, reivindicava o cargo, mas prefeito Alexandre Barth retornou antes que ela assumisse - Reprodução/FN

Na tarde desta sexta-feira, dia 16, a prefeita em exercício de Pareci Novo, Jordana Regina Francisco, encaminhou ofício para a presidente da Câmara de Vereadores, Adriane Colling Kinzel, informando que o prefeito Paulo Alexandre Barth interromperá as suas férias, retornando imediatamente ao cargo. A justificativa da medida, segundo Jordana, foi a necessidade de preservação do interesse público, face ás demandas existentes no município.

Com isso termina o impasse sobre quem ficaria no comando da Prefeitura durante as férias de Alexandre, que tinham previsão de durar 45 dias, mas não passaram de dez.

Após assumir a presidência da Câmara na noite de ontem, Adriane, que é vereadora de oposição, apresentou documentação visando assumir o comando do município. O atual prefeito Alexandre Barth (PDT), que é candidato à reeleição, tinha entrado em férias no último dia 6 de outubro. Ele está no comando do município desde dezembro do ano passado, quando faleceu o prefeito Oregino Francisco. Como o então presidente da Câmara Delcio Idesio Kick, o “Neco” (MDB) é candidato à reeleição, ficou impedido de assumir a Prefeitura, pois se tornaria inelegível. Por isso, pela lei orgânica, quem assumiu a Prefeitura foi a titular da secretaria municipal de administração, Jordana Francisco, filha do ex-prefeito Oregino. Ontem Neco renunciou da presidência da Câmara e Adriane, que não é candidata à reeleição, foi eleita novamente como presidente. E por isso entendeu que tinha o direito de assumir como prefeita.

Adriane esteve na Prefeitura hoje de manhã com a documentação, mas não foi empossada como prefeita. Jordana justificou frisando que era um caso atípico, que estava em análise do jurídico do município e pediu que Adriane protocolasse a documentação no Setor de Protocolo da Prefeitura.

Mesmo retornando ao comando do município, Alexandre Barth pode concorrer à reeleição. Ele disputará a eleição de 15 de novembro contra o vereador Francisco Mendel, que é o candidato à Prefeitura pelo MDB.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here