Crédito: Reprodução/FN

Notícia há muito esperada por praticantes de esportes amadores coletivos, o Governo Estadual liberou a utilização de quadras para jogos, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. A medida, contudo, é válida somente para municípios que ficaram, pelo menos, nos últimos 14 dias fora das áreas de bandeiras vermelha ou preta.

Entre as regras pré-estabelecidas para a retomada das práticas, também estão a proibição de presença de público e o intervalo de uma hora entre os jogos, isso para evitar aglomerações e para permitir a higienização dos espaços. A utilização dos ambientes de entretenimento –áreas com churrasqueiras, por exemplo – está vetada.

Os prefeitos, a seus critérios, poderão intensificar as regras ou até mesmo vetar a reabertura das quadras esportivas. Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e prefeito de Harmonia, Lico Fink (PSDB) afirma que não haverá uma orientação articulada entre os municípios. “Não podemos obrigar a aderir a um modelo, porque pertencemos a três regionais de Saúde (Canoas, Caxias e Novo Hamburgo)”, relatou ao Fato Novo.

Algumas regras, contudo, foram sugeridas. No caso de Harmonia, entre as ações que deverão constar no protocolo de prevenção à pandemia, estão a medição de temperatura na chegada ao complexo esportivo, o não uso de vestiários de forma concentrada e o distanciamento do público – com uso de máscaras faciais – em pelo menos dois metros nas áreas abertas. Para competições, somente serão permitidos os acessos de atletas, dirigentes e trabalhadores diretamente envolvidos, em número reduzido. Já os responsáveis pelos espaços deverão realizar trabalhos diários de higienização, intensificando a limpeza com desinfetantes específicos.

Ainda conforme Lico, as prefeituras deverão publicar seus decretos com regramentos nesta quarta-feira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here