Moção passou pela CGP e deve ser aprovada em plenário na quinta-feira - Crédito: Câmara de Vereadores

Dez vereadores, a totalidade da Câmara de Montenegro, assinaram o requerimento que solicita o envio de Moção de Apoio à manutenção da agência da Receita Federal no município, diante de informações que indicavam o seu fechamento. A moção foi aprovada na comissão geral de pareceres (CGP) da última terça-feira, 28 de maio, e segue para votação em plenário da próxima quinta-feira. Caso aprovado em plenário, será dirigido ao superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Lorenzi.

A preocupação foi que, na região, alguns postos já foram extintos, como São Sebastião do Caí e São Jerônimo. “O efetivo encerramento das atividades da agência de Montenegro resultaria em prejuízo dos contribuintes, da população e da própria União”, enfatizam os vereadores.

No documento, consta que a agência de Montenegro atende a 19 municípios, incluindo Triunfo, onde se encontra o Polo Petroquímico. “São atendidas 120 pessoas por dia, de toda a região, e um grande número de empresas, entre as quais muitas que representam significativo peso no PIB gaúcho. A extinção da agência trará enormes dificuldades aos contribuintes e à própria Receita, visto que a região tem uma queda de recolhimento de impostos e contribuições relevantes”, prossegue o documento.

Os dez vereadores alegam que o Município chegou a doar um terreno junto ao Fórum local para a instalação da agência, “construção que acabou não se realizando. Porém, a transferência do terreno foi realizada em favor da União”.

Conforme o site da Receita, o atendimento à Pessoa Física ocorre na parte da manhã, exclusivamente agendado via internet. À tarde, por agendamento ou retirada de senhas no balcão, a partir das 13h até às 16h15. Pessoa Jurídica, somente com agendamento via internet, não sendo atendidos na unidade os serviços disponíveis para execução na rede. O horário é das 09h às 11h30min e das 13h às 16h30min. “Orientações gerais devem ser buscadas através de consultas ao sítio da RFB na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) ou na própria Agência mediante agendamento”.

“Defendemos, veementemente, a importância da continuidade do reconhecido trabalho da Receita Federal em nosso município realizado na agência, ou na pior das hipóteses, num posto de atendimento”, destacam os vereadores montenegrinos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here