Presidente da Unimed, Everton Bochi: "convidados decidiram o que queriam saber" - Crédito: Unimed

Na última quinta-feira, dia 6, foram reunidos os convidados que participaram do 1º Painel de Stakeholders (que aconteceu no dia 5/12/2018) para apresentar o Relatório de Gestão e Sustentabilidade da cooperativa. O Relatório foi elaborado a partir da Matriz de Materialidade, concebida por meio do cruzamento das percepções internas e externas, obtidas da aplicação de questionários presenciais naquela ocasião.

O documento foi elaborado obedecendo às diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI Standards). O encontro ocorreu no Quiosque do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC), em Montenegro. O Relatório de Gestão e Sustentabilidade pode ser acessado no site da Unimed Vale do Caí.

O presidente da Unimed Vale do Caí, médico Everton Bochi, destacou a importância desta iniciativa. “Representou uma mudança de como o nosso relatório vinha sendo realizado”, disse. “Este trabalho trouxe resultados muito importantes, pois foram vocês (convidados) que decidiram o que queriam saber da nossa cooperativa”, continuou.

Na sequência, foram apresentados dois cases relacionados aos temas relacionados a Matriz de Materialidade: Práticas de Segurança, pela enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico, Débora Heineck, a qual relatou sobre a reestruturação da Central de Material Esterilizado (CME). Utilizando conceitos de Lean Healthcare, que apresenta uma mentalidade enxuta em serviços de assistência à saúde e que trouxe redução de custo e ganho de produtividade ao CME.

E a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeir Silvana Kuhn, apresentou o 2º case, relativo à Saúde e Segurança do Cliente, também oriundo da Matriz de materialidade. Destacou as boas práticas, avaliação de notificação de eventos adversos, além das seis metas de segurança do paciente.

Diretor Ronaldo Carissimi: R$ 2,6 milhões em investimentos
– Crédito: Unimed

“Todos os nossos processos são voltados exclusivamente para a segurança do paciente”, frisou o diretor da cooperativa, médico Ronaldo Carissimi. Ele também lembrou as últimas conquistas, como as Acreditações Hospitalar e da Cirurgia Bariátrica concedida ao HUVC, bem como os Selos de Sustentabilidade Prata da Unimed do Brasil. “Entre os mais de 6 mil hospitais existentes, apenas 300 são acreditados”, confirmou. “Foram mais de 2,6 milhões de Reais em investimentos no HUVC, sempre focados na segurança do paciente”, afirmou.

Aplicativo para avaliação do atendimento hospitalar

Em sua viagem ao Vale do Silício, no estado americano da Califórnia, Everton Bochi foi apresentado a um aplicativo chamado “Dr. Rafael”, voltado para a avaliação do atendimento hospitalar. Este aplicativo será utilizado no HUVC. “Com ele, o paciente pode avaliar a internação no hospital em tempo real”, disse. O nome “Dr. Rafael” é inspirado no Arcanjo Rafael, guardião da medicina, da cura e da higienização. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Play Store (Android) e App Store (iOS).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here