
Uma nova edição do “Dia do Descarte Correto” ocorreu junto ao cais do Porto das Laranjeiras, na frente da Câmara de Vereadores de Montenegro (antiga usina), durante essa sexta-feira, 29 de março. A ação, realizada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em frente à Câmara Municipal de Vereadores, recebeu diferentes quantidades de materiais como: eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celulares, vidros e óleo de cozinha (armazenados em garrafas pet).

– ACOM/Prefeitura
Promovida pela Administração Municipal, além do Descarte Correto, a programação contou também com uma outra atividade que chamou muito a atenção: a performance “Dilúvio MA”: Arte sobre as águas do RS, realizada através do projeto Ecopoética. A intervenção urbana apresentou artistas suspensos e presos no interior de uma rede cheia de lixo balançando durante algumas horas sobre o Rio Caí. Habitando o interior da instalação de lixo com composições coreográficas e práticas meditativas, os artistas estabeleceram uma relação de contra fluxo ao ritmo urbano. A promoção, assistida por diferentes públicos na parte da manhã, buscou resinificar o espaço urbano, chamando atenção para seu estado de degradação e para o excesso de lixo produzido pela cultura do consumo e descarte.
Presente em parte das atividades, o prefeito Kadu Müller destacou a importância das crianças junto à educação ambiental. “Algumas gerações desfrutaram da parte boa do meio ambiente. Agora, infelizmente, nossas crianças têm o peso de resgatar essa essência afetada. A educação ambiental é essencial para o desenvolvimento futuro”, disse.
Em um levantamento prévio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, essa edição do Descarte Correto arrecadou cerca de 200 kg de vidros e garrafas, 70 litros de óleo de cozinha, 400 lâmpadas, 6 m³ de eletrônicos e 40 kg de pilhas.
O “Dia do Descarte Correto” ofereceu, também, atenção de servidores instruindo e salientando a comunidade sobre a importância do descarte em local correto e planejado para o recebimento de resíduos que, caso descartados em locais inadequados, podem contaminar o entorno, o solo e o lençol freático, trazendo sérios prejuízos para a população.
Mutirão de limpeza
No último sábado, os Remadores Montenegro, Personalize, Escola Aurélio Porto, Prefeitura e Câmara de Vereadores, realizaram uma Remada e Caminhada de Conscientização, dentro da Semana da Água. Uma grande quantidade de lixo foi retirada do leito e das margens do rio Caí. Um novo mutirão de limpeza, junto ao rio Caí, está previsto para este sábado, dia 30, a partir das 9h da manhã, numa realização do Lions Clube Montenegro.