Artistas ficaram suspensos sobre o rio dentro de uma rede cheia de lixo - Crédito: Felipe Kinn Menezes

Uma nova edição do “Dia do Descarte Correto” ocorreu junto ao cais do Porto das Laranjeiras, na frente da Câmara de Vereadores de Montenegro (antiga usina),  durante essa sexta-feira, 29 de março. A ação, realizada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em frente à Câmara Municipal de Vereadores, recebeu diferentes quantidades de materiais como: eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celulares, vidros e óleo de cozinha (armazenados em garrafas pet).

Performance ocorreu junto ao cais do porto de Montenegro
– ACOM/Prefeitura

Promovida pela Administração Municipal, além do Descarte Correto, a programação contou também com uma outra atividade que chamou muito a atenção: a performance “Dilúvio MA”: Arte sobre as águas do RS, realizada através do projeto Ecopoética. A intervenção urbana apresentou artistas suspensos e presos no interior de uma rede cheia de lixo balançando durante algumas horas sobre o Rio Caí. Habitando o interior da instalação de lixo com composições coreográficas e práticas meditativas, os artistas estabeleceram uma relação de contra fluxo ao ritmo urbano. A promoção, assistida por diferentes públicos na parte da manhã, buscou resinificar o espaço urbano, chamando atenção para seu estado de degradação e para o excesso de lixo produzido pela cultura do consumo e descarte.

Presente em parte das atividades, o prefeito Kadu Müller destacou a importância das crianças junto à educação ambiental. “Algumas gerações desfrutaram da parte boa do meio ambiente. Agora, infelizmente, nossas crianças têm o peso de resgatar essa essência afetada. A educação ambiental é essencial para o desenvolvimento futuro”, disse.

Em um levantamento prévio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, essa edição do Descarte Correto arrecadou cerca de 200 kg de vidros e garrafas, 70 litros de óleo de cozinha, 400 lâmpadas, 6 m³ de eletrônicos e 40 kg de pilhas.

O “Dia do Descarte Correto” ofereceu, também, atenção de servidores instruindo e salientando a comunidade sobre a importância do descarte em local correto e planejado para o recebimento de resíduos que, caso descartados em locais inadequados, podem contaminar o entorno, o solo e o lençol freático, trazendo sérios prejuízos para a população.

Mutirão de limpeza

No último sábado, os Remadores Montenegro, Personalize, Escola Aurélio Porto, Prefeitura e Câmara de Vereadores, realizaram uma Remada e Caminhada de Conscientização, dentro da Semana da Água. Uma grande quantidade de lixo foi retirada do leito e das margens do rio Caí. Um novo mutirão de limpeza, junto ao rio Caí, está previsto para este sábado, dia 30, a partir das 9h da manhã, numa realização do Lions Clube Montenegro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here