Representantes das entidades tradicionalistas e da Prefeitura estiveram reunidos para definir a programação - Crédito: Prefeitura
Representantes dos tradicionalistas, de entidades locais e do poder público se reuniram na noite de ontem, terça-feira, dia 2, para mais uma reunião sobre a organização da Semana Farroupilha 2022. O encontro, ocorrido na sala Braskem, na Estação da Cultura, decidiu detalhes sobre a dinâmica de todo o evento e, principalmente, do Desfile de 20 de Setembro.
Em um acordo da comissão organizadora com os tradicionalistas, ficou definida que a abertura da Semana acontecerá no dia 13 de setembro, uma terça-feira, às 19h, no Parque Centenário. A centelha da chama crioula será levada por um grupo de cavaleiros do CTG Estância do Montenegro até o Parque para marcar o início das festividades. Os tradicionalistas que quiserem poderão entrar no espaço, a fim de acampar, com cavalos, no dia 13 de setembro. Os participantes terão a permissão de pernoitar no local e permanecer com os animais até o meio-dia do dia 14. De acordo com a servidora do Departamento de Cultura, Lisandra Machado, o acampamento será liberado, enquanto a permanência de equinos e bovinos é que terá dia específico.
Além disso, segundo Lisandra, nos dias 14, 15 e 16 de setembro ocorrerão oficinas promovidas pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) para crianças e escolas do município. “É uma forma de envolver também as novas gerações nos festejos farroupilhas”, enfatiza. Durante todas as noites da Semana Farroupilha, haverá atrações musicais que serão divulgadas posteriormente pela comissão organizadora. Segundo Lisandra, antes dos shows com grupos renomados, talentos locais também se apresentarão durante a programação. “Todas as indicações das atrações serão feitas por meio dos CTGs”, destaca. A programação oficial será divulgada nos próximos dias e contará com apresentações musicais, invernadas, declamadores, missa crioula e outras diversas atrações.
Desfile
Durante a reunião de terça, também foi debatido o melhor formato para o Desfile de 20 de Setembro. O evento ocorrerá na rua Ramiro Barcelos, com início previsto para 9h. A concentração das entidades e animais iniciará às 7h e haverá fiscalização dos equinos pela Inspetoria Veterinária. Para participarem do desfile, será imprescindível que os proprietários apresentem os exames exigidos pelo órgão estadual. Segundo Lisandra, para otimizar a logística do desfile, nos dias 19 e 20, será permitida a entrada de equinos e bovinos no Parque Centenário. Como haverá acampamento também nestes dias, os interessados serão informados sobre a forma adequada de garantir o seu espaço mais próximo do evento.
Desfile Farroupilha voltará a ser realizado no feriado de 20 de setembro
– Arquivo/FN

O fim da Semana Farroupilha ocorrerá no feriado estadual do dia 20 de setembro, no Parque Centenário, com a extinção da chama crioula às 18h e o show de encerramento. Neste ano, haverá duas homenagens: uma para uma empresa e outra para uma tradicionalista. No encontro de terça, o proprietário da Agropecuária Timbaúva, Leonardo Lamana, recebeu, da comissão organizadora, o convite para ser a empresa homenageada desta edição do evento. Nos próximos dias, será anunciada a tradicionalista que receberá a deferência.
Na reunião, a Brigada Militar e a Guarda Municipal também marcaram presença e serão parceiros para garantir a ordem durante as atividades programadas. De acordo com Lisandra Machado, todas as decisões estão sendo tomadas juntamente com os tradicionalistas. “Estamos trabalhando em conjunto para que seja um evento inesquecível, já que marcará o retorno das atividades pós-pandemia”, destaca a servidora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here