
Ganhou destaque nesta semana em noticiários do Estado, como no Jornal do Almoço, da RBS TV, e Balanço Geral, da TV Record, a situação de uma cratera em Montenegro. O Fato Novo noticiou no último dia 5 de novembro que, em razão do grande volume de chuva, tinha rompido uma galeria do arroio São Miguel, na Rua João Correa, próximo ao Hospital Unimed. Equipes da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos trabalharam no local junto com funcionários da Corsan.

– Crédito: Guilherme Baptista/FN
Num primeiro momento foi religada a rede de água, já que também tinha rompido o encanamento de fornecimento, deixando vários moradores sem abastecimento. Já quanto a galeria, onde se formou uma grande cratera, não tem previsão para ser arrumada. E com isso o trânsito no local está interrompido.
O trânsito no local está interrompido faz mais de duas semanas. Ficou apenas uma trilha estreita, onde, com cautela, podem passar pedestres, ciclistas e motociclistas. Mas a segurança é muito precária. Quando a reportagem esteve no local, onde, tinha apenas um cone e galhos. De noite, com a escuridão, motoristas desavisados poderiam cair na cratera.

– Crédito: Guilherme Baptista/FN
Moradores reclamam que têm que fazer uma volta grande, de vários quilômetros, na ligação entre o Saco Triste, Trilhos e Esperança, com a Timbaúva. Além disso, temem pela segurança e a demora pelo conserto.
O secretário municipal de obras, Ronaldo Buss, garante que a obra não está abandonada. “Está sendo feito um estudo para a solução”, afirma, lembrando da tramitação necessária, que inclui projeto e licitação para execução da obra. “Tem que ser feito um trabalho técnico”, completa, preferindo não dar prazo para que a obra seja realizada e o trânsito retomado.