Abertura da safra estadual foi ontem na Fazenda da Biocitrus, em Montenegro - Crédito: Prefeitura

Montenegro sediou nesta sexta-feira, 1º de julho, a 22ª abertura oficial da Safra de Citros do Estado. A realização foi da Prefeitura Municipal de Montenegro, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Biocitrus, com apoio da Ecocitrus, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG RS), Emater RS, Grupos Organizados do Lar (Gol’s), Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), Associação de Citricultores de Campo do Meio (Citrus Campo) e Associação Montenegrina de Fruticultores.

Além do prefeito Gustavo Zanatta e do vice, Cristiano Braatz, secretários municipais e vereadores prestigiaram a abertura também o deputado estadual Elton Weber (PSB) e deputado federal Heitor Schuch (PSB). A Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí foi representada por Ivan Streit. A Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Helena Pan Rugeri, elogiou a qualidade dos frutos produzidos na região e garantiu o apoio do governo ao setor.

Após dois anos, abertura da safra voltou a ser realizada de forma presencial
– Crédito: Prefeitura

O diretor de políticas agrícolas do Estado, Paulo Lipp, falou sobre as incertezas do cenário global com o conflito entre Rússia e Ucrânia, e de como o Brasil precisa estar atento. “A Rússia é a maior importadora da nossa bergamota. Temos que produzir cada vez mais e melhor e buscar colocação nos mercados”, disse Lipp.

A expectativa para a safra é excelente. De acordo com a Emater, de Montenegro, na safra passada, foram colhidas cerca de 43 mil toneladas de citros no município. Já na colheita deste ano, a expectativa é que 45.900 toneladas de bergamota sejam comercializadas pelos produtores. O município possui uma área total de 2.700 hectares só de bergamota. Para o próximo ano, a expectativa é que este número aumente, visto a grande quantidade de pomares que estão sendo implantados no interior do município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, ressaltou que o governo municipal está empenhado em melhorar a vida dos homens e mulheres do campo, e que a abertura presencial marca um novo momento. “É bom celebrarmos novamente a abertura da safra de citros. Nossos produtores merecem”, avaliou Ernesto.

Em sua fala representando o poder legislativo, o vereador Juarez Vieira da Silva (PTB) elogiou o trabalho dos produtores da região.

O prefeito Gustavo Zanatta falou sobre o hábito gaúcho de saborear as bergamotas no inverno, e anunciou a aquisição do novas máquinas para melhorar as estradas no interior. “Estamos recebendo duas retroescavadeiras e em breve, duas motoniveladoras, para ampliar nossa capacidade de atender nossa gente do interior”, revelou Zanatta.

Após a solenidade, os convidados foram até um pomar próximo, colher e, claro, experimentar as bergamotas. Os Grupos Organizados do Lar e a Emater organizaram um lanche com produtos típicos da região. O evento encerrou com apresentação musical da banda Ômega 3.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here