Vereador Cristiano apresentou o projeto de estudantes da Escola do Sesi durante reunião do Comitê Caí - Crédito: ACOM/Câmara

Nesta semana, foi apresentado pelo vereador Cristiano Von Braatz (MDB), durante reunião mensal do Comitê Caí em Farroupilha, o protótipo de um robô que auxilia no controle das cheias.

Gustavo Martins da Mota, João Gabriel Von Muhlen e William Cristiano de Mello, alunos da Escola SESI, de Montenegro, orientados pelo professor Maximiliano Santos da Rocha, desenvolveram o protótipo. O trabalho, que começou em sala de aula,  agora será apresentado na primeira reunião do órgão em 2019, que é responsável pelo gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Em sua manifestação, o vereador Cristiano solicitou que o debate sobre o trabalho dos estudantes fosse incluído na pauta do encontro. O pedido foi encaminhado à presidente do Comitê, Karla Leal Cozza e ao vice, Rafael Altenhofen, e teve aceitação unânime.
Segundo Cristiano, é importante dar oportunidade para esses jovens, preocupados com uma causa nobre. “Através da tecnologia, desenvolvem um conhecimento voltado à questão social”, elogia. Nos objetivos do projeto, os estudantes destacaram: sua motivação foi retratar as inundações que acontecem em Montenegro e região, afetando a rotina do Vale do Caí.

O trabalho também discorreu sobre a criação de um mecanismo para que, de maneira simplificada, as pessoas possam se preparar antes de serem surpreendidas pelas enchentes. Na sua elaboração, utilizaram instrumentos como a robótica, técnicas de programação e tecnologias variadas, para que seja emitido um alerta a todos que ficam com medo no momento em que ocorrem grandes precipitações de chuva.
Todos os testes e sua montagem foram projetados e executados pelos estudantes Gustavo, João e William. Eles chegaram a levar o protótipo de robô para a importante Mostra Nacional de Robótica.

A próxima reunião do Comitê Caí, na qual será apresentado o projeto dos estudantes, irá acontecer no plenário da Câmara de Montenegro, dia 29 de janeiro.

Deixe seu comentário