Crédito: Reprodução/FN

Em entrevista para a Rádio América, na manhã desta sexta-feira, secretária municipal de saúde, Cristina Reinheimer, reforçou que a comunidade pode ficar tranqüila, já que todas as medidas estão sendo adotadas na prevenção e cuidados ao coronavírus.

Quanto ao caso suspeito em Montenegro, a secretária confirmou que uma jovem de 22 anos procurou o Hospital Unimed, após retornar da Europa, incluindo a Itália, país onde já foram registrados vários casos, inclusive o de um brasileiro que veio de lá e mora em São Paulo. De acordo com Cristina, a paciente apresentava sintomas da gripe, que são os mesmos do coronavírus. Foi feita a coleta de material e no mesmo dia encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Conforme a secretária, o resultado do exame do laboratório deve sair em cerca de 5 dias. Enquanto isso, a paciente está em isolamento domiciliar. Seus familiares e pessoas próximas, que tiveram contato com ela, também estão sendo monitoradas, mas ninguém mais apresentou sintomas.

Cristina alertou para as pessoas não divulgarem nome ou foto de casos suspeitos em redes sociais. Qualquer tipo de paciente, independente de suspeita ou confirmação, deve ter seu nome e imagem preservados. A divulgação é inclusive considerado crime, sujeito a punição até para quem compartilhar.

O Ministério da Saúde divulgou ontem que existem atualmente 132 casos suspeitos no país, dos quais 21 no Rio Grande do Sul. Já hoje o número subiu para 182 casos suspeitos no Brasil e 27 no Estado. Os municípios estão providenciando medidas de prevenção. Em Montenegro já foi formado um comitê, que inclusive teve reunião na tarde desta sexta-feira. E todos os médicos e profissionais da saúde estão sendo orientados a notificarem a Vigilância em Saúde quando tomarem conhecimento de casos suspeitos.

No mês passado um morador de Salvador do Sul, que esteve em viagem para a China, também estava entre os casos suspeitos, mas acabou não sendo confirmado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here