Prefeitura de Montenegro já realizou algumas intervenções para diminuir a velocidade dos veículos na Rua Campos Neto - Crédito: ACOM/Prefeitura

Foi protocolada no Ministério Público uma representação contra o Município de Montenegro, solicitando melhorias na Rua Campos Neto, entre os bairros Senai e Santa Rita. A iniciativa foi do Vereador Cristiano Braatz (MDB). Ele lembrou que duas pessoas perderam a vida num trecho da rua só neste ano. A professora Aline Fabiana da Rosa Silva de Sá, de 39 anos, morreu atropelada em 4 de agosto. E no último dia 14 de novembro Ezequiel Peguerino, de 26 anos, morreu na colisão da moto que dirigia com um caminhão.

Vereador Cristiano Braatz protocolou representação no Ministério Público
– ACOM/Câmara de Vereadores

O vereador Cristiano conta que ocorreu uma reunião com a Prefeitura, na Câmara, dia 6 de setembro, e que a Prefeitura ficou de realizar estudos com vistas a aumentar a segurança na rua. Conforme Braatz, muito pouco foi feito. Cristiano diz que é iminente o risco de um acidente de maior gravidade, no local. Ele espera que a Prefeitura se sensibilize e faça alguma melhoria, como revisar as faixas de segurança, colocação de uma elevada ou tachões.

Na Rua Campos Netto, seguidamente são vistos veículos em alta velocidade. Além de inúmeras casas, há vários estabelecimentos comerciais, duas escolas, uma empresa e a Secretaria de Saúde, entre outros. No trecho, de aproximadamente três quilômetros, entre a RS 124 e a Avenida Júlio Renner (Via Dois), há um quebra-molas, sinaleira, faixas de segurança e placas indicando o limite de velocidade.

Cristiano entregou no MP diversas reportagens sobre os acidentes que aconteceram na Rua Campos Netto e um abaixo-assinado com cerca de 250 assinaturas, pedindo providências. Entre as solicitações, estão elevada de pedestres, quebra-molas, placas e pintura na pista com alerta sobre o limite de velocidade, e colocação de tachões em postos estratégicos.

A partir da medida tomada pelo Vereador, o próximo passo será o de reunir as partes envolvidas, quando deve ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Ações da Prefeitura

Placas alertas que velocidade máxima no trecho é de 40 KM/h

Na mesma quinta-feira pela manhã, dia 22, que o vereador Cristiano protocolou a representação no Ministério Público, a Prefeitura já estava realizando algumas melhorias na Rua Campos Neto, como a colocação de placas alertando a velocidade máxima de 40 KM/h e de quebra-molas, no trecho entre os bairros Senai e Santa Rita.

Coordenado pelo Departamento de Transporte e Trânsito de Montenegro, o trecho recebeu outras intervenções, como a revitalização viária horizontal em diferentes pontos. Faixas de pedestres, assim como sinalizações de regulamentação, foram repintadas.

Também foi implantada uma canalização de trânsito na entrada da via. Segundo o diretor de trânsito Airton Vargas, a “ilha” tem como meta principal inibir a intensidade da velocidade promovida pelos veículos que ingressam no bairro. A canalização, instalada durante a última quarta-feira, dia 28, teve acompanhamento do Departamento de Transporte e Trânsito e de técnicos ligados à Secretaria Municipal de Obras Públicas que, em outra oportunidade, estiveram no trecho e realizaram levantamento para construção do anteprojeto.

Deixe seu comentário