Ponte cedeu no último temporal e prefeito recebeu engenheiro do Daer para analisar o local - ACOM/Prefeitura

Na última segunda-feira, dia 22, o Prefeito Kadu Müller, acompanhado pelo Assessor Especial da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, Engenheiro Civil Daniel Vargas de Oliveira, recebeu o Engenheiro Civil da 11ª Superintendência do DAER de Lajeado, Luiz Fernando de Souza.

Especialista em pontes, o representante do DAER esteve no local para vistoriar a estrutura da ponte danificada sobre o arroio Montenegro e auxiliar nas questões referentes a um estudo de viabilidade para a recuperação do ponto atingido no fim de setembro, aproveitando parte da estrutura da ponte ou optando pela construção de uma ponte nova. A ponte que cedeu um mês atrás fica no ponto onde o arroio deságua no rio Caí. Ela serve de acesso ao Balneário Municipal Afonso Kunrath (Baixio). Situada na alameda O. Wildner, fica junto da estrada para o Passo do Manduca. Ela continua interditada, sendo utilizada como acesso uma ponte antiga.

Inicialmente a informação é de que a ponte teria que ser destruída e a construção de uma nova dependia da busca de recursos junto ao Governo Federal. Entretanto, na última segunda-feira o engenheiro do Daer constou que visualmente a parte estrutural principal da ponte não sofreu danos, e será analisada a possibilidade de reutilização desta estrutura. Como já verificado anteriormente, constatou-se que parte da estrutura da parede de alvenaria em pedra gres e vigas de concreto armado de uma das cabeceiras que dava sustentação à ponte, foram rompidas devido ao carreamento dos sedimentos em sua fundação no leito do arroio, provavelmente ocasionada pela vazão das cheias.

“Não queremos cometer equívocos como já vistos no passado do município. Estamos evoluindo no assunto de maneira pontual e a presença do engenheiro do DAER nos auxilia muito para os próximos passos que envolvem o projeto correto”, disse Kadu.

Ainda, durante a visita do Engenheiro Civil da 11ª Superintendência do DAER/Lajeado, a Administração Municipal percorreu trecho da RS 124 (entre a RSC-287 e a Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, no bairro Estação). Na oportunidade, foi sinalizada a intenção em promover intervenções visando melhorias nas laterais do trecho, de aproximadamente 5 quilômetros. Também, foi abordada a questão envolvendo o acesso à Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, pela RS-124, em direção ao campus da UNISC.

 

Deixe seu comentário