Kaingangs estão no bairro Centenário desde o final de 2018 e construíram casas de madeira - Arquivo/FN

O fato de ter aumentado consideravelmente o número de casos confirmados de coronavírus em Montenegro, com 18 positivos anunciados ontem, segunda-feira, dia 25, passando de 27 para 45, causou preocupação na comunidade. Destes casos, 22 já estão recuperados e outros 22 em recuperação, sendo que houve uma morte de uma idosa montenegrina que estava internada em Porto Alegre.

Passaram a circular pelas redes sociais postagens sobre a testagem realizada ontem, segunda-feira, no assentamento indígena localizado no bairro Centenário. E que teriam dado vários casos positivos para Covid-19. Em life divulgada por volta do meio-dia de hoje, terça-feira, no facebook da Prefeitura, o prefeito Kadu Müller e a secretária municipal da saúde Cristina Reinheimer confirmaram que foram aplicados testes rápidos ontem na comunidade indígena. Uma equipe da Secretaria da Saúde, através da unidade móvel, esteve no assentamento. E realmente houve confirmação de alguns casos. “Repercutiram os números que foram apresentados, mas são controláveis”, destacou o prefeito, tranqüilizando a população. “Comunicamos o cacique e passamos as orientações necessárias”, completou a secretária, informando que foram entregues máscaras de proteção, medicamentos, alimentos e fraldas.

Nenhum índio está internado e segundo a secretária Cristina poucos tiveram sintomas da doença. Foi solicitado que as quinze famílias permaneçam em isolamento. Por isso foram entregues todos os mantimentos necessários. A ação teve ainda o apoio da Funai, Sesai, Ministério Público, Guarda Municipal e Brigada Militar. “Não existe motivo para pânico”, garante a secretária Cristina, pedindo tranqüilidade e compreensão para a população. Em caso de necessidade, os indígenas devem entrar em contato por telefone com o posto de saúde do Parque Centenário, que será providenciado o que precisam.

Administração Municipal fala sobre os casos positivados de Covid-19 em indígenas em Montenegro.

Publicado por Prefeitura Municipal de Montenegro – ACOM em Terça-feira, 26 de maio de 2020

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje é domingo, e os índios ligaram o som deles em volume exagerado, como sempre, às 8:10 da manhã. Legal né?! E tem sido assim desde sempre, dia sim, dia não. É muita vontade de ouvir música alta né minha gente. É uma baita falta de respeito com a comunidade. E o pior é que recebem ajuda pública para pagar a luz e ouvir música o dia inteiro no volume máximo. Ai eu tô muito feliz mesmo com os índios do Brasil. São realmente a história e cultura que devemos respeitar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here