Imagem ilustrativa/internet

Em entrevista para a Rádio América, a secretária municipal de saúde de Montenegro, Cristina Reinheimer, voltou a alertar sobre a importância de a população manter e até ampliar as medidas de prevenção contra o coronavírus. Na última, quinta-feira, dia 20, o município registrou mais dois óbitos associados ao coronavírus, totalizando agora 12.  O município, até ontem, sexta-feira, tinha 624 casos confirmados acumulados, dos quais 381 estão recuperados e 231 em recuperação. As duas mortes, de mulheres, são ainda do último final de semana, de uma paciente de 64 anos no sábado e outra de 52 no domingo. Ambos os casos foram confirmados ontem como associados a Covid-19. Já sobre o aumento no número de casos confirmados, Cristina diz que estão sendo testados mais pacientes, pois o município integra o programa Testar RS e vem realizando 40 testes por dia, mais os exames que vão para o Lacen (Laboratório do Estado) e testes rápidos. “Não é só resultado do aumento da testagem. É também do descuidado da população. As pessoas não estão respeitando o uso de máscara, justamente quando deve se cuidar mais, devido ao momento crítico. Deve se respeitar o distanciamento e só sair de casa quando realmente necessita. Quando for fazer compras ir só uma pessoa da família. E se apresentar sintomas procurar a Tenda Covid (Secretaria Municipal de Saúde) para realizar teste e uso da medicação”, ressalta.

Secretária da saúde Cristina Reinheimer alerta que o uso de máscara é obrigatório e que as pessoas devem procurar ficar em casa
– Crédito: ACOM/Prefeitura

Cristina ressalta ainda a grande ocupação de leitos de UTI e demais internações nos hospitais. Além dos casos confirmados e suspeitos de coronavírus, têm as internações decorrentes de outras doenças, que aumentam agora no inverno. “A gravidade dos pacientes está aumentando”, lamenta.

Sobre a possibilidade de volta às aulas, proposta pelo Governo do Estado, Cristina diz que manteve contato com a secretária municipal da saúde, Rita Carneiro Fleck. “Não há previsão ainda pelo município”, diz, citando que conversou também com o prefeito, diretores e representantes de escolas. Reforçou o pedido de prevenção quanto ao comércio em serviços, principalmente sobre o distanciamento e uso de álcool em gel, além da limitação de clientes nos estabelecimentos. Disse que está sendo montado um protocolo novo para os supermercados, o qual deve se apresentado na próxima semana, adotando novas medidas, com mais cuidados e restrições. “Os mercados têm grande responsabilidade. É o local que as pessoas mais procuram nesse momento de pandemia”, acredita. Sobre o anúncio do Estado de retorno de atividades esportivas, Cristina esclarece que se trata de nível estadual e federal, mas para o município não existe liberação ainda. “Estamos em bandeira vermelha com protocolo de laranja”, alerta, o que não permite a liberação.

A secretária da saúde conclui alertando que as previsões não são boas, já que ainda existe a perspectiva de aumento do número de casos para os próximos dias. Mais um motivo para redobrar as medidas de prevenção.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here