Pronto Atendimento vai funcionar na Secretaria de Saúde de Montenegro também durante a noite, finais de semana e feriados - Guilherme Baptista/FN

Em um mês os pacientes de Montenegro passarão a contar com um novo serviço de plantão médico 24 horas. O Pronto Atendimento na Secretaria Municipal da Saúde, também conhecido como Assistência, no bairro Timbaúva, começará a funcionar em 28 de março e atenderá diariamente, de dia e de noite, inclusive aos finais de semana e feriados. Com isso os pacientes não precisarão mais procurar o Hospital Montenegro (HM), que vai priorizar o atendimento para casos de maior gravidade (urgência e emergência).

Novas instalações, na Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro, estão em obras
– Guilherme Baptista/FN

Conforme a secretária municipal da saúde, Cristina Reinheimer, a partir das 8h da manhã do dia 28 de março, uma quinta-feira, o Pronto Atendimento estará em funcionamento. Juntamente com o prefeito Kadu Müller, ela mostrou para a imprensa o local onde funcionará o serviço, que se encontra em obras. Atualmente o atendimento médico na Secretaria da Saúde ocorre das 7h às 22h, entre segunda e sexta-feira. Na Secretaria da Saúde vai continuar a UBS Timbaúva, com marcação de consultas por telefone. E a comunidade pode continuar procurando de dia os demais postos, ao longo da semana, tanto no centro, como nos bairros e no interior. O maior movimento no novo Pronto Atendimento (PA) deverá ser mesmo em finais de semana e feriados, quando os postos estão fechados. Mas Cristina lembra que o PA é para atendimento médico. “Não é para fazer curativo, troca de receita, atestado e laudo”, alerta.

Para a instalação do plantão médico, a Prefeitura vai contratar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Caí), além do pessoal para o setor administrativo. Segundo o prefeito, o investimento será de R# 230 mil. De acordo com Kadu, atualmente a Prefeitura repassa R$ 355 mil mensais ao Hospital Montenegro. “Vamos calcular quanto vai ser o repasse agora para o HM”, disse, sobre a negociação após a implantação do plantão na Timbaúva.

A secretária Cristina alertou que o atendimento no plantão na Timbaúva é para a população de Montenegro. “Os pacientes devem apresentar identidade e cartão do SUS”, ressalta. Cristina diz que terá um enfermeiro responsável pela triagem, além de entrega de senhas com prioridade para idosos, crianças e casos mais graves. Casos de urgência e emergências serão encaminhados ao Hospital Montenegro. Atualmente na Secretaria da Saúde ocorrem cerca de 48 mil atendimentos ao mês, somando todos os setores.

Transição entre HM e plantão na Timbaúva

Na última quarta-feira, 27 de fevereiro, ocorreu uma reunião entre a Prefeitura e o Hospital Montenegro (HM). Participaram o prefeito Kadu, secretária Cristina, coordenadora de atenção básica Andrea Coitinho da Costa, diretor administrativo do HM, Carlos Batista da Silveira, e demais membros da direção do hospital. Em pauta, diferentes assuntos ligados à transição dos atendimentos que envolvem situações referentes ao início dos trabalhos do Pronto Atendimento 24 horas na Timbaúva.

Conforme a Prefeitura, durante o encontro, ficou claro que a integração do Executivo e do HM neste novo ciclo que se inicia, envolvendo o cenário da Saúde no município, será importante para o sucesso da implantação. “Queremos sempre o melhor para nossa comunidade e otimizar os serviços, apesar desse período novo de transição, é uma das nossas metas”, destacou o prefeito Kadu Müller.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here