Algumas peças do mamógrafo tiveram que ser substituídas /Reprodução/FN

O novo aparelho de raio x do Hospital Montenegro (HM) começou a funcionar. O novo equipamento é bem mais moderno, já de tecnologia digital, substituindo o antigo que era analógico. Com isso podem ser feitos até 700 exames ao mês, com melhor qualidade e resolução.

O novo raio x começou a ser instalado em dezembro do ano passado, após ficar mais de dois anos dentro da caixa. Ele foi adquirido junto com o novo mamógrafo. Comprados ainda no governo do ex-prefeito Paulo Azeredo, eram inicialmente para ser instalados na Secretaria Municipal da Saúde (Assistência Social), na Timbaúva. Mas por falta de local apropriado, no governo do ex-prefeito Luiz Américo Aldana foi firmado um convênio para os exames ocorrerem no Hospital Montenegro Além dos equipamentos, a Prefeitura investiu na reforma e adequação de salas para a central de diagnóstico de imagem.

O mamógrafo, entretanto, ainda não está funcionando. Conforme o diretor do HM, Carlos Batista da Silveira, ainda devem ser trocadas mais peças e o treinamento dos profissionais.

A oferta de cerca de 500 mamografias para as pacientes também depende, segundo Batista, de um aditivo ao contrato com o Governo do Estado, para que possam ser pagos os materiais, profissionais e a manutenção do equipamento. Isso porque, ao contrário do raios x, é um serviço novo que passará a ser oferecido pelo hospital para Montenegro e a região. Os recursos também podem vir através de municípios conveniados, sendo que Montenegro já entrou com os equipamentos e as obras nas salas. A expectativa de Batista é de que no próximo mês o mamógrafo comece a funcionar. Para isso é importante que o poder público firme os acordos para que as mulheres montenegrinas e da região possam ter acesso a este importante exame no HM através do SUS.

Deixe seu comentário