Murilo Bonoto recebeu o incentivo do pai e aos 15 anos já vai disputar uma das principais competições do país - Crédito: Talis Ferreira

O jovem montenegrino Murilo Bonoto, com apenas 15 anos, já vai disputar a Copa São Paulo de futebol Junior, que vai contar com atletas de até 21 anos. Murilo vai jogar pelo time do Mixto Esporte Clube, do Mato Grosso. Numa parceria com a Escola de futebol Ivo 10, de Teutônia, vários gaúchos estarão na equipe, inclusive mais os montenegrinos Artur e José. O grupo inclusive já está treinando em Teutônia faz cerca de um mês.

Murilo ainda era pequeno quando já dava os primeiros chutes com o incentivo do pai
– Reprodução/FN

Murilo iniciou no futebol através do incentivo do pai Vagner Costa da Silva, o qual jogava em Montenegro e inclusive chegou a atuar nas categorias de base do Grêmio. “Ele me levava junto e sempre foi meu grande incentivador”, recorda. Infelizmente “Vaguinho”, como era mais conhecido, morreu em 6 de outubro de 2012, aos 29 anos, após o trágico acidente na empresa Masisa. Vagner foi a quinta vítima fatal da explosão ocorrida em 22 de setembro daquele ano. Murilo tinha apenas 6 anos quando perdeu o pai. A esposa, Mery Bonoto, tem mais a filha Isadora, hoje com 18 anos, e o caçula Bernardo, de 4 anos, de um novo relacionamento.

Em entrevista na Rádio América, ao lado da mãe Murilo falou sobre sua carreira
– Crédito: Guilherme Baptista/FN

Mesmo com todas as dificuldades, Mery conseguiu fazer com quê Murilo realizasse o sonho de seu pai: virasse jogador de futebol. E de destaque. Ele inclusive tem os trejeitos de Vaguinho, como o costume de colocar a camiseta para dentro do calção, é canhoto, jogando na lateral esquerda ou no meio de campo. No Mixto é o mais novo do grupo de 30 atletas. E a Copa São Paulo, que é a competição mais importante das categorias de base no país, vai lhe servir para ganhar experiência.

Mery lembra que Murilo é apaixonado pelo futebol desde bebê. O primeiro presente que ganhou do pai foi uma chuteira. Começou jogando na Escolinha do Municipal e depois ficou anos treinando no Fera. Em Teutônia jogou pelo Juventus e depois chegou a atuar pela Chapecoense (SC). Voltou a Teutônia para jogar na Escola de futebol Ivo 10, que tem parceria com o Juventus. Já coleciona diversos prêmios de títulos conquistados.

Morador do bairro São Paulo e estudante da Escola Paulo Ribeiro Campos (Polivalente), Bonoto, como é mais conhecido no meio do futebol, tem o apoio da família e amigos para realizar seu sonho.  Acompanhado do empresário César Soler, da CSR Sports, embarca para São Paulo em 1º de janeiro, sábado. Gremista, vai enfrentar na estreia justamente o time do coração. O Mixto joga contra o Grêmio na segunda-feira, dia 3, às 19h30, com transmissão ao vivo pela SporTV. Já no dia 6 enfrenta o XV de Novembro de Jaú, que é o time da casa, e em 9 de janeiro fecha a primeira fase diante do Castanhal, do Pará. Os dois primeiros do grupo se classificam para a fase eliminatória.

Serão 128 equipes de todo o país disputando a tradicional Copinha, que é a maior vitrine do futebol no país, atraindo olheiros de grandes clubes do Brasil e do exterior. E os gaúchos têm grande tradição na competição. O Inter, que já ganhou cinco títulos, é o atual campeão, tendo derrotado o Grêmio em 2020 nos pênaltis. Em 2021 não teve a Copa São Paulo devido à pandemia, mas agora o certame volta com tudo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here