Ontem o prefeito Kadu anunciou que as aulas iriam continuar, mas hoje foi tomada a decisão pela suspensão a partir de quinta-feira - Crédito: Guilherme Baptista/FN

Em entrevista coletiva na Estação da Cultura na tarde desta segunda-feira, dia 16, o prefeito Carlos Eduardo Müller (Kadu), secretárias municipais da saúde e educação, Cristina Reinheimer e Rita Carneiro Fleck, mais representantes da Vigilância Sanitária e dos hospitais Montenegro e Unimed, falaram sobre medidas de prevenção para evitar o coronavírus.

O prefeito ressaltou a união de todos e a importância da prevenção. Já a secretária Cristina informou que Montenegro tem atualmente dois casos suspeitos e três foram descartados anteriormente. “Temos dois casos em investigação. Foi feita a coleta de material e levado para o Laboratório Central do Estado (Lacen) para análise”, informou, aguardando o resultado para os próximos dias. Um dos pacientes veio de viagem ao exterior e outro teve contato com um caso confirmado, fora do município. Segundo Cristina, ambos estão bem, em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria da Saúde.

A secretária da saúde ressaltou que em caso de suspeita, os pacientes devem procurar os postos de saúde e não os hospitais. Também podem entrar em contato com os telefones 136, 150 ou 3632 0171, para obter informações. A Prefeitura vai disponibilizar, através do seu facebook e site, todos os telefones dos postos de saúde, para prestar esclarecimentos. “Temos que ter o cuidado necessário. Provavelmente vão ocorrer mais casos, mas isso não é motivo para pânico”, destaca, reforçando a preocupação maior com os idosos, que estão no grupo de maior risco.

Outra informação importante, repassada aos presentes, é a existência de uma comissão composta por profissionais de saúde da rede municipal, bem como profissionais do Hospital Unimed e Hospital Montenegro 100% SUS. O grupo, que analisa dados e reavalia questões de prevenção, elaborou o Plano de Contingência em caso de necessidade, que pode ser acessado juntamente ao Decreto 8.015/2020, que dispõe sobre medidas ao contágio pelo Covid-19 no município.
Link: http://bit.ly/Decreto8015_COVID19_MGO

Os hospitais já adotaram restrições quanto às visitas e medidas também foram tomadas pelo transporte coletivo. Eventos coletivos foram suspensos.

Aulas na rede municipal continuam

Uma das maiores dúvidas é quanto à continuidade ou não das aulas nas escolas municipais, incluindo as creches. Conforme a secretária de educação, num primeiro momento as aulas vão continuar, mas há qualquer momento podem ser canceladas. Ela frisa que crianças que estiverem gripadas, com sintomas ou no grupo de risco, devem ficar em casa. “Se tiver com quem ficar devem permanecer em casa. Não terá prejuízo pedagógico”, garante, em caso de falta. E ressalta que se tiver caso confirmado e avanço da doença, as aulas devem ser suspensas.

Na rede estadual as aulas serão suspensas a partir de quinta-feira. Algumas escolas particulares, assim como universidades e outras instituições, decidiram suspender as aulas. “Montenegro não tem caso confirmado. Só casos suspeitos”, salientou a secretária da saúde, tranqüilizando a população e destacando que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. “Não temos transmissão comunitária. Mas isso não significa que nos próximos dias as aulas não possam ser suspensas”, completou, reforçando a importância das medidas de prevenção. Lembrou ainda que está sendo antecipada a vacinação contra a Gripe A, inclusive com Dia D, sendo priorizado inicialmente os idosos.

Câmara adota medidas

Câmara adota prevenção diante do crescimento da epidemia do novo Coronavírus

“A Câmara de Vereadores de Montenegro não pode ir à contramão do que está sendo realizado no país, estados e municípios, no que tange à prevenção”, enfatizou o presidente Neri de Mello (PTB), o “Cabelo”, que reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira, dia 16, para anunciar medidas a serem adotadas imediatamente pelo Legislativo, diante do alardeado crescimento da epidemia do novo Coronavírus.

Entre as medidas de restrição que serão tomadas estão:

  • As reuniões propostas pelos vereadores estão suspensas;
  • As Sessões Ordinárias de quinta-feira não serão abertas ao público. Somente a imprensa poderá acompanhá-las. A população pode assistir através das redes sociais da Câmara: Facebook e Canal do Youtube.
  • Estão mantidas as reuniões da Comissão Geral de Pareceres (CGP), terça-feira, para possibilitar que projetos possam ser apreciados e colocados em votação, em plenário.

As medidas terão validade até 5 de abril. “A Mesa Diretora da Câmara estará monitorando permanentemente a evolução do quadro para, em caso de necessidade, rever as providências anunciadas”, salienta “Cabelo”.

Como prevenir o coronavírus?

Crédito: Reprodução/FN

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here