Montenegro é a maior cidade da região, com população estimada de 65.721 habitantes - Crédito: Prefeitura

O Ministério do Desenvolvimento Regional divulgou os municípios selecionados no Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. Montenegro é o único município do Rio Grande do Sul que ingressa o Grupo 1, juntamente com Barra da Piraí (RJ), Aparecida do Taboado (MS), Bodocó (PE) e Presidente Dutra (BA). Segundo informações do programa, os municípios selecionados podem receber até R$ 48 milhões para investimentos.

Os recursos recebidos podem ser utilizados em pavimentação de vias urbanas, abrigos para sistemas de transporte público coletivo, calçadas, ciclovias, bicicletários, sinalização viária, iluminação, drenagem, arborização, pontes com calçadas, além de Planos Municipais de Mobilidade Urbana.

Conforme o prefeito Kadu Müller, a ação é resultado dos encaminhamentos realizados pela Prefeitura. “Durante nossas agendas em Brasília, reforçamos muito os potencias de nosso município, bem como as necessidades de demandas na cidade. Com muito trabalho e planejamento, seguimos colhendo frutos para Montenegro”, comentou.

O próximo passo, após a divulgação dos municípios selecionados para o Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, é a apresentação de projetos, assim como a documentação necessária para análise de risco e de engenharia. Para tanto, a Administração Municipal trabalha para atender os prazos sequenciais, inclusive já estudando vias para pavimentação. Com o parecer favorável, após análise do Governo Federal, ocorrem as contemplações.

Pavimentação de ruas

No mês passado, após viagem para Brasília, o prefeito Kadu Müller anunciou que estava em fase final de aprovação junto à Caixa Econômica Federal a carta consulta visando a qualificação viária no município para posterior envio ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

A ação da Administração Municipal visa atender 11 ruas do município com novas pavimentações, assim como microdrenagens e calçadas com acessibilidade em, aproximadamente, 8 quilômetros das vias contidas no projeto protocolado no programa Avançar Cidades.

Conforme a Prefeitura, com a aprovação e efetivação do recurso, as ruas atendidas serão:

– Rua Dos Imigrantes (Santa Rita e Senai)

– Estrada Selama Wallauer (Faxinal)

– Rua Piauí (Santa Rita)

– Sítio Figueira – Rua 1 (Senai)

– Rua Dos Carvalhos (Senai)

– Rua dos Eucaliptos (Senai)

– Rua dos Mimos de Vênus (Senai)

– Rua Dos Salgueiros (Senai)

– Rua Leopoldo Gemmer (Progresso)

– Rua Otaviano Moojen (Industrial)

– Sítio Mariana – Ruas 1, 4 e 5 (Senai).

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here