Uma estrutura para atendimento 24 horas foi montada junto a Secretaria da Saúde, na Timbaúva - Crédito: ACOM/Prefeitura

O prefeito de Montenegro, Kadu Müller, destacou que a Administração Municipal vem procurando tomar medidas de contenção ao coronavírus. Tanto nas restrições ao comércio e serviços não essenciais, em sintonia com a Famurns, Ministério da Saúde e Governo do Estado, como na estruturação para atender pacientes, a Prefeitura tem solicitado que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de absoluta necessidade.

A Prefeitura montou uma estrutura, junto da Secretaria Municipal da Saúde (Assistência Social), na Timbaúva, para atender 24 horas pacientes com suspeitas de coronavírus. A tenda já está montada, para pessoas com crise respiratória aguda, atendendo 24 horas por dia. Também o trabalho de conscientização da população, inclusive carro de som, incentivando o isolamento social e medidas de higiene e limpeza, distanciamento, além de álcool gel e máscara de proteção. Também está sendo feito um trabalho de sanitização das ruas do centro e bairros, em parceria com agricultores, que cederam tratores e equipamentos, em que a Prefeitura aplica uma solução sanitizantes, biodegradável e sem risco à vida humana, flora e fauna, visando o combate ao coronavírus.

Felizmente Montenegro não tem ainda nenhum caso confirmado de coronavírus, mas alguns aguardam resultado de exame do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. Até sábado, dia 4, dos 35 casos suspeitos, 26 tinham sido descartados e 9 aguardavam resultados dos exames. Inclusive foram disponibilizados telefones para informações e dúvidas, através do Tele COVID-19, no 99780 4233 e 99815 9413. Também tem o Tele Gestantes, numa linha direta com obstetras e enfermeiros, no 98048 3251. Mais o Tele Saúde Mental no 3632 1342. Já quem puder ajudar as famílias carentes, com doações de alimentos, fraldas e produtos de higiene e limpeza, através da campanha Juntos Somos Mais Fortes, têm os telefones 3632 9133 ou 3632 3715.

Sobre o comércio e serviços, que estão com restrições, funcionando só os considerados essenciais, o prefeito diz que a partir desta segunda-feira, dia 6, deve ocorrer uma adequação ao decreto do Governo do Estado. “Infelizmente teremos que ter umas posições mais definidas quanto às restrições, para o bem da população”, diz. Montenegro adotou restrições até mais rígidas que o Governo do Estado, já que é a maior cidade da região. Com a adequação ao decreto estadual, pode ter alguma flexibilização. Mas isso ainda deve ser definido e anunciado. “Conclamo a população para a prevenção”, completa. “Esperamos que não tenha casos em Montenegro, mas pode acontecer. Estamos trabalhando para que a população fique saudável”, afirma, elogiando o trabalho dos profissionais da saúde e a sintonia com os hospitais. “Precisamos que a comunidade faça a sua parte com a prevenção”, conclui.

Tenda 24 horas

Tenda 24 horas na Secretaria da Saúde está estruturada para receber os pacientes
– Crédito: ACOM/Prefeitura

O acolhimento da Tenda de Pronto Atendimento 24h de Síndrome Respiratória Aguda para pacientes que apresentarem sintomas do Covid-19, o novo Coronavírus, está montado e oferecendo atendimento. O espaço conta com barraca de triagem, sala de espera, consultório médico e vinte boxes de isolamento, além de uma equipe com dois técnicos de enfermagem, um médico e um enfermeiro em cada turno. Os pacientes que apresentam sintomas respiratórios, como falta de ar, são encaminhados às tendas, evitando assim a proximidade com outras pessoas que estejam sendo atendidas no local.

A Tenda de Pronto Atendimento de Síndrome Respiratória Aguda funciona 24h e auxilia a diferenciar casos de síndrome respiratória dos demais. Mesmo sem casos confirmados no município, a Administração Municipal reforça as ações de prevenção e segurança aos montenegrinos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here