Crédito: Reprodução/FN

Entre os 21 casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul atualmente, divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, um é de Montenegro. Trata-se de uma jovem de 22 anos que voltou de recente viagem para a Europa, incluindo a Itália, país onde tem sido registrados vários casos, inclusive o único confirmado no Brasil até o momento. A jovem teria apresentado os sintomas semelhantes ao da gripe, como febre, tosse e coriza. “Tem uma paciente em isolamento domiciliar”, confirma a secretária municipal da saúde de Montenegro, Cristina Reinheimer. “Foi feita a coleta de material e enviado hoje mesmo para o laboratório Lacen para ser analisado”, completa, pedindo para a população manter a calma. “É um caso suspeito, sem confirmação”, ressalta. Pessoas que tiveram contato com a paciente com suspeita também estão sendo monitoradas.

Para esta sexta-feira, dia 28, foi marcado para o início da tarde uma reunião da Secretaria da Saúde com representantes do Hospital Montenegro e Hospital Unimed visando definir estratégias de atuação em casos suspeitos de coronavírus. Um comitê para cuidados e medidas de prevenção já foi formado. Todos os médicos e profissionais da saúde estarão sendo orientados a notificarem a Vigilância em Saúde quando tomarem conhecimento de casos suspeitos.

No Rio Grande do Sul, além de Montenegro, também existem casos suspeitos em Porto Alegre (13), Canoas (2), Farroupilha (2), Passo Fundo (1), Palmares do Sul (1) e Santa Maria (1). No Brasil são 132 casos suspeitos confirmados até esta quinta-feira. Três destes casos teriam tido contato direto com o único caso confirmado no país, de um morador de São Paulo que veio da Itália.

No mês passado um morador de Salvador do Sul, que esteve em viagem para a China, também estava entre os casos suspeitos, mas acabou não sendo confirmado.

Entre as medidas de prevenção estão cuidados simples, como lavar bem as mãos, evitar contato muito próximo e não coçar nariz e olhos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here